Administração De Marketing
Artigo: Administração De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianasz0 • 24/11/2013 • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
Administração de Marketing
Segundo Kotler, administração de marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Esse conceito reconhece que administração de marketing é um processo que envolve analise, planejamento, execução e controle; que envolve bens, serviços e ideias, que se fundamenta na noção de troca; cuja a meta é produzir satisfação para ambas as partes envolvidas.
Análise de marketing
Administrar a função de marketing começa com uma análise completa da situação da empresa. A empresa deve analisar seus mercados e ambientes de marketing a fim de descobrir oportunidades atraentes e evitar ameaças ambientais. Deve analisar suas forças e fraquezas e também as ações de mercados atuais e potenciais, para determinar que oportunidades devem ser perseguidas. A análise do marketing fornece informações e outros subsídios às outras funções de administração de marketing.
Planejamento de marketing
É por meio do planejamento de marketing que a empresa decide o que fazer com cada unidade de negócio. O planejamento de marketing implica decidir que estratégias de marketing devem ser usadas para a empresa atingir seus objetivos estratégicos gerais. É necessário um plano de marketing detalhado para cada negócio, produto e marca.
O plano de Marketing começa com um resumo executivo, que é uma breve visão da principais metas e recomendações. A principal seção do plano apresenta uma análise detalhada da atual situação de marketing, assim como das ameaças e oportunidades potenciais. Em seguida são apresentados os principais objetivos de marketing para a marca e aspectos específicos para um estratégia de marketing para alcançar esses objetivos.
A estratégia de marketing é a lógica de marketing através da qual uma empresa espera alcançar seu objetivos. Ela é constituída de estratégias especificas para os mercados-alvo, posicionamento, mix de marketing e os níveis de despesa com marketing. É nessa seção que o planejador irá explicar como cada estratégia responde as ameaças e oportunidades e questões essenciais descritas no plano de marketing. As seções adicionais do plano traçam um programa de ação para implementar cada estratégia de marketing com os detalhes de um orçamento de marketing. E a última seção resume os controles que serão utilizados para monitorar o processo do plano e adotar medidas corretivas.
Implementação de marketing
É o processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações de marketing para que os objetivos estratégicos sejam atingidos. Envolve as atividades diárias e mensais que efetivamente põem o plano de marketing em funcionamento. Enquanto plano se preocupa com o quê e porquê das atividades de marketing, a implementação trata de quem, onde, quando e como.
Uma implementação de marketing bem sucedida depende de como a empresa administra seu pessoal, seus sistemas de decisão e recompensa, sua estrutura organizacional e cultura empresarial em um programa de ações coeso que apoie suas estratégias. Em todos os níveis a empresa deve contar com pessoas que tenham as habilidades necessárias, motivação e características pessoais. A estrutura organizacional da empresa desempenha um importante estratégia implementação de marketing, assim como sistemas de decisão e recompensa.
Controle de marketing
O controle de marketing implica avaliar os resultados das estratégias e dos planos de marketing e desenvolver uma ação corretiva para assegurar que os objetivos sejam alcançados.
A figura 01, demostra que a implementação de marketing envolve 4 etapas. A administração, em primeiro lugar estabelece metas de marketing especificas. Em seguida mensura seu desempenho no mercado e avalia as causas das diferenças existentes entre o desempenho esperado e o real. Para completar, adota medidas corretivas para acabar com a lacuna existente entre sua meta e seu desempenho. Isso pode requerer mudanças nos programas de ações ou até mesmo nas metas.
O controle operacional implica comparar constantemente o desempenho da empresa com o plano atual e adotar medidas corretivas quando necessário. Seu propósito é assegurar que a empresa alcance as vendas, ou lucros e outras metas estabelecidas em seu plano anual. Também implica determinar a lucratividade de diferentes produtos, territórios, mercados e canais.
Controle estratégico implica em examinar se as estratégias básicas da empresa estão adequadas as oportunidades. As estratégias e os programas de marketing podem ficar rapidamente desatualizados, por isso toda a empresa deve realizar constantemente sua abordagem geral para o mercado. A principal ferramenta para o controle estratégico é a auditoria de marketing, um exame abrangente, sistemático, independente e periódico do ambiente, dos objetivos, das estratégias e das atividades da empresa. A auditoria tem como objetivo determinar áreas com problemas e oportunidades, oferece um subsídio para um plano de ação que tenha como intuito melhorar o desempenho do marketing da empresa.
A auditoria abrange todas as principais áreas de marketing em uma empresa, e não apenas aquelas com problemas. Ela avalio o ambiente, a estratégia, sistemas, mix de marketing, produtividade e a lucratividade de marketing. A auditoria deve ser conduzida por um grupo externo objetivo e experiente. Como os resultados surpreendem a administração decide quais são as ações a serem adotas e como e quando implantá-las.
Filosofias de Administração de Marketing
Definimos administração de marketing como a realização dos esforção para obter trocas desejadas com mercados alvos. Mas qual filosofia deveria conduzir esses esforços de marketing?
Existem cinco diferentes orientações a partir das quais as organizações podem conduzir suas atividades de marketing, a orientação de produção, produto, de venda, de marketing e marketing societal.
Orientação de produção
Conforme a orientação de produto os consumidores preferem os produtos acessíveis e produzidos em larga escala, devido a serem mais baratos. Neste caso a administração deve ter como objetivo melhorar a produção e a eficiência da distribuição. Trata-se de uma das mais antigas filosofias que guiam os vendedores.
A orientação de
...