Administração De RH
Trabalho acadêmico: Administração De RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcosantana • 18/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
Introdução
Este presente trabalho pretende evidenciar que a Gestão de Pessoas visa a busca das habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas, a qual objetiva administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Na etapa 1 “Os novos desafios da Gestão de Pessoas” demonstra a evolução dos métodos aplicados na busca de novos colaboradores , a escassez de trabalhadores qualificados,da grande jornada de trabalho e como isso foi mudando gradativamente ao longo dos anos.
Na etapa 2 “Agregando pessoas.Aplicando Pessoas” busca uma analise através de um questionário diretivo ao um gestor sobre recrutamento e seleção e como esses métodos ajudar a identificar e desenvolver pessoas qualificadas,algo que nos dias atuais são prioridade para as organizações que buscam novos desafios e precisam de profissionais competentes e contribua com a organização de forma mutua.
Sumário
Etapa 1 – Os novos desafios da Gestão de Pessoas
Tempos Modernos x Moderna Gestão de Pessoas
O último Filme de Charles Chaplin focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise de 1929, afetou toda sociedade, levando grande parte da população ao desemprego e a miséria. Grande clássico focaliza a vida na sociedade industrial com base no sistema da linha de montagem e especialização do trabalho. O filme trata também de desigualdade entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explorava o proletariado alimentava todo o conforto e diversão para burguesia.
Esse filme chegou até ser proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini, por ser considerado Socialista.
Três anos após a crise de 1929, a produção industrial norte americana reduziu-se pela metade. A Falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos Ou seja, em 1933 o país já contava com 17 milhões de desempregados, sendo assim o governo de Hoover apelidado como “presidente da fome” , procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, na intenção de diminuir o grau de miséria entre as camadas populares.
Em 1932, eleito pelo Partido o presidente Franklin Delano foi hábil e político, apresentando um “novo curso” na administração do país, chamado New Deal. A intenção era também evitar a manutenção de grandes excedentes agrícolas e industriais. Para combater o desemprego foi reduzida a semana de trabalho e realizada inúmeras obras Publicas, que absorviam a mão de obra ociosa.
Assim o movimento crescia cada vez mais, e no período de seis anos, estiveram em greve mais de oito milhões de trabalhadores, Essa era uma forma de pressionar o congresso, que acabou aprovando uma lei que reconhecia o direito de associação dos trabalhadores e contratos coletivos dos funcionários com as empresas.
“Nessa época as condições dos trabalhadores eram precárias. As empresas visavam incansavelmente apenas em mão de obra. Ignorando assim inúmeros direitos, que pertenciam aos trabalhados como, por exemplo, uns lugares adequados e seguro com condições dignas de um ser humano, período de descanso após as refeições, ou retorno do trabalho
Nesse período da década 30 que podemos até considerar ainda como um tipo de trabalho escravo, podemos destacar nas empresas:
Produção em massa
Exploração dos trabalhadores
Ausência de Benefícios/Remuneração justa pelo trabalho realizado
Foco Somente em mão de Obra e Lucros
Ausência Leis Trabalhistas
Diferentemente da época dos anos 30, nos dias atuais as políticas e praticas dentro das organizações, tomaram um novo rumo envolvendo e evoluindo de forma positiva o ambiente do trabalho. Com a abordagem sistêmica, a velha tradição foi substituída por uma nova maneira de organizar as empresas.
A ênfase agora está em juntar a não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, mas nos Processos. Não mais nos maios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho em Equipe.
Totalmente diferente nos dias atuais a gestão de pessoas se baseia em três Aspectos fundamentais:
As pessoas como seres Humanos: Ou seja, com personalidade e histórias próprias possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às empresas.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem a empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiras das organizações: As pessoas investem conhecimento, esforços, postura pró-ativa, comprometimento responsabilidade.
Verdadeiros Objetivos dessa Nova Gestão de Pessoas:
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão
Proporcionar competitividade a organização
Proporcionar a organização empregada bem treinada e bem motivada
Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos funcionários/colaboradores no trabalho.
Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho
Administrar a mudança
Manter políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis.
Processos Básicos da gestão de Pessoas
Processos de agregar pessoas: Incluir novas pessoas nas empresas através de recrutamentos e seleções
Processo de aplicar pessoas: Desenhar
...