Administração Publica
Casos: Administração Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: admim • 2/5/2013 • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 501 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
3º SEMESTRE
Maria Izabel Barbosa Correa – Ra 364150
Nilmar Nunes de Freitas – Ra 400493
Oséias Alves Nilo - Ra 386925
Rubens Carlos Correa – Ra 377025
Said Francisco Canam – RA 355505
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROFESSOR EAD. MSc. Monica Satolani
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Ivonete
PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA
Rondonópolis-MT
2013
SUMÁRIO
1.Introdução 2
2. Etapa 1 – Administração Pública 3
2.1. Definição do burocrata atual 3
2.2. Visão de mundo do burocrata 4
2.3 Cara e coroa, os dois lados da burocracia . 4
2.4 Visão do grupo .................................................................................... 5
3. Etapa 2 – Correlações de poder na gestão pública 6
3.1. Teoria do dente de engrenagem 6
3.2. Consequências 6
4. Etapa 3 – Novos Modelos de Gestão pública 7
4.1. Perfil do agente público 7
4.1. As capacitações do agente público 8
4.1. Correlações do texto “De olho no futuro do país, jovens mudam a cara do funcionalismo público” 8
5. Etapa 4 – Modelos de gestão pública 9
5.1. Modelo de Gestão pública brasileira 9
5.2. Modelo de Gestão pública no exterior 10
5.2. A Implementação e suas adaptações 10
6. Considerações Finais 12
Referências 13
.
1 INTRODUÇÃO
Na elaboração desta atividade vem de encontro com a flexibilidade diante de inovações, também para a importância na gestão pública, pois, uma vez que a organização pública é direcionada ao cidadão e ao bem-estar da sociedade como um todo, ela pode e deve conviver concomitantemente com as inovações e com a estrutura legal e específica da sua realidade.
A partir dessa contextualização, Bond (2007) a administração pública tem passado por diversas mudanças, ou seja, a gestão pública passou a se preocupar mais com o desempenho de seus servidores, com os seus resultados e a buscar padrões para obter uma melhoria contínua.
No entanto, tais mudanças decorrem da grande crise da década de 1980, quando houve a abertura da economia ao mercado, ao capitalismo e a globalização, fatos que acabaram redefinidos as funções do Estado e da burocracia (BOND, 2007). Embora, que a gestão pública atual apresenta uma tendência à inovação da administração, incorporando técnicas do setor privado, porém, adaptando-as às suas características próprias.
Assim, partimos para explorar os assuntos ministrados nesta disciplina, cujo os alunos buscou aprimorar os conhecimentos, quanto o avanço da gestão pública, e das práticas de gestão no cotidiano das empresas ligadas a administração pública, substituindo o paradigma burocrático, legitimando a descentralização da tomada de decisões gerenciais e separando a função da elaboração e de exercício das políticas públicas.
Dessa maneira, a gestão pública através de sua administração pública deve corresponder plenamente a todas as exigências estabelecidas em leis, pois deve retratar o comportamento moral e ético de uma sociedade, já que reflete a imagem da nação (BOND, 2007). Inicialmente a administração pública consiste na estruturação de entidades que irão desempenhar as atividades prestadas á coletividade, através de agentes públicos.
2. ETAPA 1 – ADIMNISTRAÇÃO PÚBLICA
2.1. Definição do burocrata atual
Neste contexto, a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Através da concepção de Marx Weber, a organização burocrática, maximizando a racionalização, torna-se mais eficientes resistindo melhor ao personalismo e subjetivismo dos administradores.
Mas, na concepção de Baldo (2013) nesse novo perfil delineado para o Estado, prima por sua evolução no tempo e por sua modificação no espaço prejudicando a análise comparativa, que se quer fazer entre burocracia e gestão pública. Por outro lado, quando trazemos a burocracia por os dias atuais, padece de um esquecimento e desprestígio tal que, nem parece ter sido, no passado uma estratégia bem intencionada de gestão, concebida por Weber. A partir da compreensão desse sentido subjetivamente visado pelos homens de sua época é que Weber diagnosticou os valores característicos da modernidade ocidental.
Já no cenário atual, a burocracia apresenta e representa uma montanha de papel, como também teria viciosa de passos desnecessários para se resolver um problema, sobretudo, o grande instrumento dos nossos governantes, principalmente nos procedimentos aplicado para atender suas obrigações diante do público.
Isso significa que o capitalismo racional moderno seria o reflexo, na seara da economia, de um processo maior, a racionalização (BALDO, 2013). Já na esfera administrativa, essa centralização coube a burocracia estatal, cujo funcionamento estava limitado por regras jurídicas, de modo a viabilizar a calculabilidade capitalista. Dessa forma, o desenvolvimento da burocracia moderna partiu
...