TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas metodológicas para o ensino de Física na 9ª classe. Caso da Escola Secundária de Mangulamelo

Por:   •  8/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 14

Moisés Felismeta Vilanculo

Alternativas metodológicas para o ensino de Física na 9ª classe. Caso da Escola Secundária de Mangulamelo

Licenciatura em Ensino de Física

        

Universidade Licungo

CEAD - Mocuba

Agosto 2019

Moisés Felismeta Vilanculo

Alternativas metodológicas para o ensino de Física na 9ª classe. Caso da Escola Secundária de Mangulamelo (2017-2018)

 [pic 1]

Universidade Licungo

CEAD – Mocuba

Agosto de 2019

Índice                                                                                                                                         Pag:

1.        Introdução        3

2.        Delimitação do Tema        4

5.        Objectivos        5

5.1.        Geral        5

5.2.        Específicos        5

6.        Hipóteses        6

7.        Metodologia        6

8.        Classificação da Pesquisa        7

8.1.        Quanto aos objectivos        7

8.2.        Quanto a abordagem        7

9.        Técnicas de recolha de dados        8

9.1.        Observação        8

9.2.        Entrevista        8

9.3.        Inquérito        8

10.        Universo e Amostra        9

10.1.        Universo        9

10.2.        Amostra        9

11.        Fundamentação Teórica        9

14.        Cronograma de actividades        12

16.        Bibliografia        13

        

  1. Introdução

A educação, bem como o processo educativo, deve ser orientada por metodologias que permitam atender aos objectivos propostos pelos docentes. Conforme Nérice (1978, p.284), a metodologia do ensino pode ser compreendida como um “conjunto de procedimentos didácticos, representados por seus métodos e técnicas de ensino”, esse conjunto de métodos são utilizados com o intuito de alcançar objectivos do ensino e de aprendizagem, com a máxima eficácia e, por sua vez, obter o máximo de rendimento. As mudanças que ocorreram na forma de ensino com o uso das tecnologias, os desafios impostos aos professores e as oportunidades com a inserção de novas formas e meios, exige dos professores novos métodos de ensino (alternativas metodológicas). Volta-se a atenção para as transformações da sociedade e a necessidade de modificar as tradicionais formas de ensinar, de aprimorar constantemente as práticas e os saberes docentes (VAILLANT; MARCELO, 2012).

As alternativas metodológicas são instrumentos potencialmente úteis no ensino e aprendizagem da física. Nesta vertente elaborou-se o presente projecto com o tema: Alternativas metodológicas para o ensino da física na 9ª classe. Pretende-se com o estudo, analisar a contribuição das alternativas metodológicas para melhoramento do Ensino e Aprendizagem de física na Escola Secundária Geral de Mangulamelo.

O problema a ser investigado foi constatado durante a realização do estágio pedagógico de física, nos anos 2017 e 2018, visto que o autor é estudante na Universidade Licungo (CEAD- Mocuba).

Para a elaboração deste projecto, baseou-se em observação e entrevistas sob forma de pesquisa exploratória; análise do aproveitamento pedagógico e por fim algumas confrontações bibliográficas que servirão de suporte ao longo da explanação.

Em termos organizacionais, o projecto encontra-se estruturado da seguinte maneira: Delimitação; Problematização, Justificativa, Objectivos, Hipóteses, Metodologia (que compreenderá o tipo de pesquisa, os procedimentos, as técnicas, métodos a serem usados na pesquisa e os sujeitos de pesquisa), Fundamentação Teórica, Cronograma, Orçamento e Bibliografia.

  1.  Delimitação do Tema

Esta pesquisa estará focada em estudo teórico referente as alternativas metodológicas para o ensino de física. Trata se de uma pesquisa que será realizada em 8 turmas da 9ª classe (curso diurno) na Escola Secundária de Mangulamelo, localizada no bairro Mangulamelo no distrito de Mocuba, província da Zambézia. O pesquisador irá trabalhar com alunos e professores de física na 9ª classe durante dois meses.

  1. Problematização

Ensinar e aprender a física é difícil para os professores e alunos. Essa é uma afirmativa que ouvimos no meio académico a todo instante, aliás a maior parte dos alunos do ESG1 reprovam por causa da física e no ESG2 seguem a secção das letras como forma de se livrar desta disciplina, já no ensino superior quase ninguém quer estudar a física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com