O LÚDICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Projeto de pesquisa: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robynill08 • 9/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 402 Visualizações
O LÚDICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
José Roberto Marques da Silva
RESUMO
O objetivo dessa pesquisa foi estudar sobre a ludicidade, atribuindo-lhe funções pedagógicas com o próposito de identificar a sua eficácia no ensino da matemática em uma escola pública de 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental do distrito de Taboquinhas, municipio de Itacaré, estado da Bahia. Para compreender melhor a ludicidade como subsídios necessários ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos utilizamos brinquedos e brincadeiras para desenvolver um trabalho com as crianças do 6º Ano. O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em três momentos. No primeiro, foi apresentada a explicação do referencial teórico (a quem, aos professores?). No segundo momento, aplicou-se uma atividade prática com alunos, desenvolvendo o ensino da matemática através de atividades lúdicas e brincadeiras. E, por último, foram analisadas as observações levantadas e, em seguida, discutidas com a professora regente da sala. Diante das análises, das observações e atividades realizadas com os alunos podemos sinalizar que a ludicidade como recurso pedagógico é de suma importância para o desenvolvimento físico, emociaonal e cognitivo da criança, também foi constatado que a professora regente recenhece importância da brincadeira como recurso facilitador da aprendizagem, contudo, não faz uso frequente desta estragégia no seu planejamento; considera também necessário que haja uma maior conscientização por parte dos pais, sobre o papel do lúcido na aprendizagem das crianças e, por fim, constatamos que os índices de aproveitamento na disciplina de matemática continuam insatisfatórios. Tudo isso, demonstra a necessidade de mudanças no ensino da matemática, sendo o professor um dos principais protagonista senão o mais importante deste processo de mudança.
PALAVRAS-CHAVE: Ludicidade. Funções pedagógicas. Jogos matemáticos. Professor.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo atribuir funções pedagógicas ao lúdico, utilizando brinquedo e brincadeiras no ensino da matemática em uma escola de 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, na disciplina de matemática. A ideia de pesquisar sobre este assunto surgiu do interesse em saber mais sobre o tema e sua aplicabilidade real na escola. Este interesse deve-se a grande relevância que a ludicidade tem no universo infantil e consequentemente na vida escolar da criança. Também se justifica pelo fato de que, apesar das propostas existentes no âmbito educacional, percebe-se que os resultados na disciplina de Matemática continuam insatisfatórios o que demonstra a necessidade de mudanças.
O lúdico atualmente tem sido utilizado em muitas escolas como fonte de inspiração para os professores e de grande motivação para os alunos. Motivação é a palavra chave no processo de aprendizagem. O aluno precisa de estimulo para aprender, e o exercício lúdico, desperta a motivação e interesse destes. Estudos comprovam que a matemática pode ser bem mais prazerosa com a aplicação de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, problemas aplicados no cotidiano, problemas de desafio, histórias, calculadoras entre outros.
Sendo assim, interessou-nos identificar de que forma, os jogos matemáticos contribuem para a aprendizagem do aluno no ensino da Matemática? Identificando o processo do brincar no ensino da matemática em sala de aula; compreendendo a ludicidade como subsídios necessários ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e pesquisando junto aos alunos como eles percebem a matemática estabelecendo uma relação entre o lúdico e a aprendizagem, no Distrito de Taboquinhas, no Município de Itacaré, no estado da Bahia, na
Escola Antônio Raimundo dos Santos.
Entre os diversos enfoques que surgiram durante a exploração da temática abordada, para dar continuidade ao trabalho de pesquisa, o respaldo teórico será realizado de acordo com a autora Moyles (2001), por esta tratar da importância da ludicidade no ambiente escolar e por entender o brincar como uma atividade capaz de desenvolver o indivíduo como um todo: no aspecto emocional/social, físico e cognitivo.
Esta pesquisa tem ainda, por finalidade analisar a postura dos professores em relação à ludicidade e a aplicabilidade real das atividades lúdicas na escola e observação com uma professora de uma escola pública, constituindo-se assim em um estudo de caso. Buscando assim, conhecer a história dos jogos matemáticos, suas mudanças, objetivos e quanto os jogos didáticos poderão contribuir para uma atividade inerente ao ser humano, abordando o jogo como uma fonte de melhoramento nas participações dos alunos nas salas de aula, mostrando o quanto o brincar é importante para a criança e o quanto é mais rentável para nós educadores o ensinar brincando, pois é essencial para nós o trabalho de resgatar as brincadeiras e os jogos tradicionais; também poderemos observar as reações do aluno ao experimentar uma brincadeira nova ou representar seu papel de construtor ao construir um brinquedo ou uma brincadeira nova.
CONHECENDO A HISTÓRIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS
A Matemática é, antes de tudo, um modo de pensar. Quanto mais cedo esse modo de pensar de raciocinar for trabalhado com as crianças, mais significativa será a aprendizagem dessa disciplina, principalmente se esta for trabalhada partindo de jogos e brincadeiras. Segundo Piaget (1998, p. 158):
O jogo é um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado o fato de parecerem destituídas de significado funcional. Para a pedagogia corrente, é apenas um descaso ou desgaste de um excedente de energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as crianças atribuem aos seus jogos e muito menos a forma constante de que se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção, por exemplo.
O professor deve, inclusive, aproveitar a realidade que cerca o aluno para facilitar sua aprendizagem no dia a dia, acrescentando o jogo com o objetivo de desenvolver habilidades sensório motor e assimilação do conteúdo em sala de aula.
O surgimento do interesse pelos jogos matemáticos começou recentemente, quando os professores perceberam a dificuldade e o fracasso que a maioria dos alunos apresentavam na resolução de problemas matemáticos. Por isso, usando jogos como quebra-cabeça, charadas, problemas curiosos, montagem de livros com peças geométricas, faziam com que seus alunos desenvolvessem habilidades
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