Análise do livro "Clube dos Anjos: Gula"
Por: Marina m • 21/6/2016 • Dissertação • 409 Palavras (2 Páginas) • 2.691 Visualizações
O livro conta a história de dez amigos que se reúnem, no denominado Clube do Picadinho, e mensalmente experimentam pratos oferecidos por um deles. Após a morte do principal mentor do grupo, os demais integrantes não se sentem motivados de continuar os encontros até que Daniel – narrador e também integrante do clube – conhece Lucídio. Este se oferece para cozinhar nos encontros e, estranhamente, o membro que mais gostava do prato principal, morria no dia seguinte.
Assim segue a trama, o cozinheiro prepara o prato favorito de um deles – o escolhido para morrer – e a última porção servida, especialmente para ele, está envenenada. Mas, mesmo sabendo de suas “sentenças”, os membros continuam as reuniões por estarem obcecados com a comida – por isso o nome gula.
Através da obsessão pela comida, o autor critica o pecado capital da gula de forma mais abrangente, mostrando que mesmo nas coisas mais simples, como no alimento, a compulsão por algo pode alterar a vida de um indivíduo e, até mesmo, levá-lo a morte. Qualquer vício deixa o ser humano limitado e dependente, já que, a sua maior prioridade sempre será mantê-lo. E, como mostra no livro, mesmo tendo consciência da dependência, os personagens vão até o fim para atingir o prazer de ter suprido a necessidade, ainda que momentânea, do seu maior vício.
Durante a leitura, é impossível não notar as citações do livro Rei Lear, de William Shakespeare o qual narra a história decadente do Rei Lear que se rende à loucura. Frases como “os deuses são justos, e dos nossos vícios agradáveis fazem instrumentos para nos atormentar”, “o homem é homem porque quer mais” e “o que para os garotos são as moscas, nós somos para os deuses: matam-nos por brinquedo” são citadas no livro, normalmente por Lucídio, e exemplificam a mensagem que Veríssimo tenta passar com relação a gula.
Além disso, pode-se relacionar a namorada de Daniel, Lívia, com Cordélia, a terceira filha do Rei que tenta aconselhá-lo sobre o interesse das irmãs mais velhas em tomar o trono, porém o Rei não a escuta. Assim acontece com Daniel e Lívia que tenta parar os encontros do Clube do Picadinho e é ignorada.
Portanto, a mensagem do livro é justamente ilustrar a questão de sempre querermos mais do que pode nos matar, mesmo quando sabemos das consequências, somos iguais aos membros do Clube do Picadinho e sempre voltamos para buscar mais. O ser humano nunca está satisfeito com o que tem.
...