Analise Comparativa
Dissertações: Analise Comparativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandarondon2 • 2/10/2014 • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Análise comparativa entre o texto de Denise Rodovalho Scussel "Educação escolar para todos" e o filme
"Como estrelas na terra toda criança é especial"
No capítulo 7 "Educação escolar para todos" de Denise R. Scussel mostra que desde Atena a exclusão já acontecia, pois poucos tinham acesso ao saber e podiam participar dos espaços onde transmitiam e criavam conhecimentos. Algumas culturas e algumas escolas eliminavam pessoas com deficiências ou internavam em instituições de caridade com doentes e idosos achando que lá iriam recuperar essas pessoas e em outras escolas as famílias já são avisadas da dificuldade que terão em ajudar a criança e já indicam escolas para pessoas especiais.
Mas com a questão da educação inclusão há questionamentos que até então não existia sobre a inserção de crianças especial, de como modernizar a escola, os pensamentos e as atitudes dos professores em relação às dificuldades de cada aluno.
Não é abrir os portões da escola para dizer que incluiu, tem que fazer com que aconteça o desenvolvimento do aluno como um todo na sociedade e é necessário que toda comunidade escolar encare o desafio de ajudar.
A educação inclusiva oferece qualidade no ensino para que cada um possa atender suas necessidades individuais e o professor tem que saber construir junto e
tem autonomia de escolher atividades pedagógicas mais condizentes com o interesse dos alunos, com suas necessidades e dificuldades. O professor tem que saber lidar com as diferenças individuais de seus colegas e alunos e estar apto a adotar metodologias diversificadas de modo a ensinar vários tipos de alunos. É claro que as inovações educacionais geram desafios na estrutura de ensino dos professores tendo que mudar e se adequar as novas diversidades de alunos, aceitando-as como riqueza e não como diferença.
Com a inclusão todos desfrutaram do mesmo espaço da sala de aula com direitos e deveres levando em conta que cada um tem um ritmo e tempo diferente para aprender, por isso há diversas maneiras de ensinar. A ênfase da escola inclusiva é valorizar a riqueza das diferenças humanas.
O professor deve inovar sempre para ensinar a todos com qualidade, derrotar os medos e enfrentar desafios dentro de si mesmo para poder ensinar com segurança e confiança.
Se cada um de nós tiver um pouquinho de carinho, vontade de ensinar e vir um a criança realizada e feliz em ter aprendido um enchimento seu, vai valer muito daqui alguns anos onde esta mesma criança que você dedicou um pouquinho de atenção vão multiplicar seus ensinamentos.
E assim que o fim "Como estrelas no céu cada criança é especial"
nos mostra a diversidade na sala de aula e a falta de informação de professores que não sabiam lhe dar com a dificuldade do aluno.
O filme indiano relata a vida de Exalam de nove anos que já repetiu a terceira série e que por falta de conhecimentos dos professores e dos pais e tido como um aluno indisciplinado e rebelde que não acompanha o ritmo de aprendizagem dos colegas na sala de aula.
Na escola com suas notas sempre baixas é visto como um aluno indisciplinado e rebelde sempre sofre com punições e castigos e passa a ser motivo de graça pelos colegas por não saber ler nem escrever. Ele extravasa todos seus sentimentos e sua criatividade na pintura fazendo desenhos lindos.
Após o pai descobrir que ele matou aula e com ajuda do irmão ele falsificou um documento para justificar sua falta e continuas reclamações da diretoria toma uma atitude de mandá-lo para um colégio interno onde a educação é a moda
...