Analise Experimental do Comportamento
Por: Matheus Lopes Borba • 6/10/2023 • Monografia • 766 Palavras (4 Páginas) • 44 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
PSICOLOGIA
Analise Experimental do Comportamento
Relatório da palestra
Violência Contra a Mulher
NOME: Gustavo Alves Avanci
Prof: Hamilton Mendes
OSASCO
2023
A Violência Contra as Mulheres nos Dias Atuais
Um dos assuntos que mais está em pauta na sociedade ultimamente e a violência contra a mulher porem não sabemos como iniciou essa revolução e esse início, portanto irei apresentar alguns fatos, para tentar no ajudar a encontrar uma justificava para tal fato, um dos conceitos e a base da violência contra a mulher e a questão de gênero, onde as raízes culturais e classe social faz muita diferença e a geracional também.
Como isso começou na verdade? Na verdade sempre existiu desde de antigamente com o patriarcado que a mulher que ficava em casa pra cuidar dos filhos e o marido saia pra trabalhar, então quem "mandava" na mulher era o marido assumindo assim a posse dela, um fato interessante que o patriarcado e considerado uma escravidão, sendo assim trazendo isso para os dias de hoje, seria como o Cárcere Privado a mulher é impedida de trabalhar, estudar e cuidar da própria saúde, tudo para que o marido sinta que está no controle.
A violência contra a mulher passou a ser mais discutido no brasil pela criação da primeira delegacia em defesa a mulher em 1980 em são Paulo e em alguns anos depois se é criado a lei 11.340/2006 a (lei maria da penha) que promete ajudar a mulheres contra violência doméstica, como qualquer ação que cause a morte, lesão física, sexual ou psicológica, além do que a lei não distingue orientação sexual.
As principais causas de violência contra a mulher é a desigualdade social onde todas a formas de violência contra a mulher começam, infelizmente sabemos que o homem sempre teve mais fácil acesso a educação, estudo e a trabalho do que a mulher, isso faz com que ele se sinta superior a mulher, embora a violência de gênero atinja todas as mulheres, algumas sentem mais por serem mulheres pobres, refugiadas, negras e trans.
4 Tipos de Violações com o Direitos das Mulheres
Os tipos de violência contra mulheres que são mais relatas segundo a delegacia da mulher são 5 modalidades sendo elas:
- 1º Violência física, qualquer ação que atinja a integridade ou saúde corporal.
- 2º Violência psicológica, qualquer ação que cause prejuízo a saúde psicológica, como constrangimento, humilhação, perseguição e isolamento dentre outras.
- 3º Violência sexual, qualquer ação que limite as vontades sexuais da mulher como, obrigar a presenciar ou participar de relações sexuais indesejadas, obrigar a parar de tomar contraceptivo para ter filhos, indução ao aborto ou a se prostituir.
- 4ª Violência patrimonial, onde o sujeito destrua documentos pessoais ou instrumentos de trabalho, 5º Violência moral, qualquer ação que descreva injuria, calunia e difamação.
Casos com Grande Repercussão no Brasil
Acredito que um dos casos de feminicidio que mesmo depois de 31 anos ainda se é falado e da filha da Gloria Perez, Daniela Perez que morreu com 22 anos vítima de um crime cruel e brutal de feminicidio, o culpado? Seria Guilherme de Pádua e sua esposa, Paula Tomaz, motivo do crime foi o medo de Guilherme de perder o emprego na novela, que fazia par romântico com Daniela, pois a mãe de Daniela era a autora da novela, Guilherme dava sinais que se envolver com Daniela porem ela era casada e fugia das suas investidas, então Guilherme percebeu que ficou fora de 2 capítulos da novela, por isso acreditou que era culpa da jovem influenciando a mãe para tira-lo da novela, então com medo de sair da novela os dois organizaram uma emboscada contra Daniella e levaram a atriz para um terreno baldio, onde eles esfaquearam ela por 18 vezes, então eles foram descoberto e presos definitivamente em 31 de dezembro e foram condenados a 15 anos de prisão.
...