Analise critica.
Por: patrik_fernando • 23/5/2015 • Artigo • 263 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
Análise crítica do filme: Giordano Bruno
A inquisição promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana perseguia e matava as pessoas que fossem consideradas bruxas e hereges. Giordano foi acuso por heresia pelo fato de duvidar da Santissima Trindade, pois defendia que o universo era infinito e o panteísmo já a igreja católica defendia a teoria geocêntrica.
O personagem principas do filme queria que houvesse a união entre os cristãos protestantes e catolicos, ele tambem lutava pela liberdade de pensamentos e pela tolerância religiosa. Giordano por ter uma filosofia moderna e persistir em suas teorias foi perseguido pela Santa Inquisição de Veneza e assim foi condenado a ser queimado vivo em uma fogueira em 1600 em Roma. Se somente Deus tem o poder de julgar e punir as pessoas, que autoridade tinha a igreja em perseguir e matar Giordano Bruno, simplesmente por manter firme suas teorias.
As diferenças entre a República de Veneza e Roma, centro do poder do clero. A autoridade do Papa era reconhecida por todos os reinos pelos quais perpassavam e eram dominados pela igreja católica, mas controlava administrativamente apenas o centro da península itálica, mesmo que a Igreja Católica fosse uma das bases de várias monarquias européias.
O objetivo do filme foi mostrar o que acontecia com as pessoas que criticasse, rejeitasse, ou duvida-se das doutrinas católicas. A igreja uma das maiores defensoras do livre arbitrio na teoria, pois na pratica no periodo Giordano Bruno, não se tinha liberdade para nada, muito menos expressar suas ideias religiosas.
Giordano Bruno é considerado o pioneiro da filosofia moderna, possui uma grande influência na luta pela liberdade, principalmente religiosa.
...