Análise Crítica sobre Metodologia Científica
Por: silviotecnico • 19/4/2020 • Resenha • 421 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho.
Análise crítica sobre Metodologia Científica
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
Resumo
O presente artigo objetiva mostrar aos discentes como a pesquisa auxilia na formação e na aquisição de conhecimento, afastando a visão fantasmagórica que os discentes têm da prática científica. Os objetivos específicos relacionam-se à discussão das diferentes formas de conhecimento, assim como apontar contribuições da pesquisa na formação acadêmica profissional. Adota-se como metodologia, a pesquisa qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a técnica de coleta de dados da entrevista. Quanto aos resultados, percebeu-se que os sustos provocados pela prática científica estão ligados ao desconhecimento do aluno sobre a função da pesquisa, pois depois do contato com essa atividade todos passam a reconhecer a contribuição da prática para a sua formação acadêmica e profissional.
Palavras-chave: conhecimento, formação acadêmica e profissional, pesquisa científica.
Usando esse resumo como introdução para minha resenha, chamou muito minha atenção pela leitura clara de fácil compreensão.
Onde em vários pontos mostrou como obter conhecimento através da pesquisa científica, não exatamente cientificamente, mas de maneira inteligente e qualitativa.
Gostaria de falar que recomendo essa leitura por mudar meus conceitos sobre o assunto e pensamentos que outrora haviam de contrario com essa obra.
O interessante que esse artigo começa falando sobre “Definições de Conhecimentos” usando assim vários autores de diferentes formações e modalidades, até chegar em “Pesquisas”.
O que me chamou atenção foi que primeiro o autor da obra deu ênfase ao conhecimento, e as diversas formas de obtê-lo, pra até então chegar em pesquisas para podermos entender que essa junção é indispensável.
“O autor ainda relata que a verdade está relacionada à essência do conhecimento, pois “verdadeiro conhecimento é somente o conhecimento verdadeiro, Um conhecimento falso não é propriamente conhecimento, mas sim erro e ilusão”“. Já para Garcia (1988, p. 67)
“As respostas permitiram identificar também uma falha no ensino básico que não utiliza a pesquisa de maneira correta, oferecendo aos alunos um ensino tradicional, pautado apenas em conhecimento transmitido em sala de aula e cobrado através de avaliações que prezam pela prática do decorar e não do compreender.’
Essa é a diferença onde muito igual a mim tem dificuldade em gerir um assunto diferenciado com o que estávamos acostumados, deixando muitas vezes de adquirir um conhecimento verdadeiro e concreto daquilo que precisamos.
Realmente esta leitura me fez entender que precisamos no empenhar mais e estudar cada vez mais, para estarmos aptos para aquilo que almejamos conquistar.
REALMENTE MUDOU MEU CONCEITO E MEU OLHAR EM RELAÇÃO À PEQUISA DE METODOLOGIA CIENTIFICA. OBRIGADO!!!
...