Análise da cadeia de valor
Seminário: Análise da cadeia de valor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VIVI2006 • 26/3/2014 • Seminário • 268 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Análise da Cadeia de Valor
Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985.
Chama-se cadeia de valor ao conjunto de atividades que criam valor ao cliente. Vão desde a matéria-prima, passam pelos fornecedores e chegam ao consumidor final. Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.
A forma como uma organização cuida para que todos os seus processos (cadeia de valor) sejam feitos com a melhor qualidade e diferenciação gera uma grande vantagem competitiva diante de empresas que trabalham apenas com processos e baseiam-se em custos.
Existem duas maneiras de uma empresa se posicionar
:
• Por estratégia de custo;
• Por de diferenciação;
- A estratégia de custo nada mais é do que vender os produtos ou serviços o mais barato possível enquanto que na estratégia de diferenciação você deve vendê-los o mais diferenciado possível.
A definição de uma estratégia através de uma cadeia de valor afeta diretamente o posicionamento de uma empresa e a mantém em vantagem competitiva com relação às demais desde que trace boas estratégias relacionadas à sua cadeia de valor.
Definir uma boa estratégia é necessário fazer uma análise da concorrência e ver com quem irá competir. Desta forma, você pode ver se a maioria dos concorrentes trabalha com custos ou diferenciação e escolher o segmento que possui menos concorrência.
Todas as ações de mercado deverão estar focar em um único objetivo.
...