Análise de Mercado
Por: danxpm • 27/2/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.912 Palavras (8 Páginas) • 204 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Analise de mercado é extremamente necessária para os novos empreendedores e as empresas que objetivam novos nichos para suas mercadorias, tendo em vistas a busca de mercado consumidor e suas características, sabendo-se que existem diferentes categorias de mercado, uma concorrência acirrada e não menos importante os fornecedores para a empresa. Para desempenhar com sucesso o novo papel de empreendedor, estes são conceitos vitais que se fazem necessário à dominação.
Para conseguir lançar-se como empresário, é necessário trilhar um longo caminho que envolve, principalmente, muita pesquisa sobre o mercado no qual você pretende explorar. Pois o sucesso é extremamente dificultoso de se manter, segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2012, 48% das empresas brasileiras fecham as portas depois de 3 anos. A pesquisa de mercado ajudará a entender como funciona seu nicho, e também as chances de sucesso de seu novo empreendimento.
- ANALISE DE MERCADO
A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está diretamente relacionado ao sucesso dos novos empreendimentos e de grande importância no auxilio para as organizações que desejam fazer investimento em novas áreas. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto ou serviço se encontra.
O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve permitir a avaliação do grau de atratividade do empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio que pretende desenvolver.
2.1. ANALISE DE SETOR E SEGMENTAÇÃO
Em Marketing, o conceito de Segmentação de Mercado significa identificar, num mercado heterogêneo, grupos homogêneos com características semelhantes. Essa identificação é realizada segundo critérios estabelecidos pelo profissional de marketing ou pesquisa. Nos critérios mercadológicos, as bases mais comuns de segmentação são:
- SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA:
É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas.
- SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA:
É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade.
Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estar associadas às variáveis demográficas. Outra razão é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas.
- SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA:
Aqui os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e na classe social deles.
- A classe social exerce forte influência sobre a preferência das pessoas.
- Os bens que as pessoas consomem expressam seu estilo de vida.
- A personalidade das marcas corresponde à personalidade das pessoas.
- SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL:
Nesta os consumidores são divididos em grupos, tomando por base seu conhecimento, atitude, uso ou resposta a um produto.
- Ocasiões: Os consumidores podem ser diferenciados de acordo com as ocasiões em que sentem uma necessidade, compram ou usam um produto (viagens, férias, negócios).
- Benefícios: Uma ótima forma de segmentar é classificar os compradores de acordo com os diferentes benefícios que buscam em um produto (pasta de dente branqueadora, econômica, medicinal).
- Status de usuário: Segmentar o mercado definindo usuários, não usuários, ex-usuários, usuários em potencial.
- Taxa de uso: É segmentar em função de grupos de pequenos, médios e grandes usuários dos produtos.
- Status de lealdade: Segmentação por padrão de lealdade ao produto.
- Atitude: Formada por cinco grupos distintos: entusiastas, positivas, indiferentes, negativas e hostis.
- MERCADO CONSUMIDOR (CLIENTE)
Uma das características marcantes deste século é a alta velocidade com que ocorrem as mudanças, sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. Este cenário tem forçado as empresas a buscarem um diferencial competitivo, a terem um cuidado maior com a qualidade e preço buscando satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores (RICHERS, 1984).
Segundo Kotler (2000), o ponto de partida para conhecer e satisfazer as necessidades dos clientes alvos é tentar compreender o comportamento do consumidor e estudar como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam serviço.
Este mercado representa o conjunto de consumidores de homens, mulheres, adultos, crianças, empresas públicas ou privadas, que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados pelo seu negócio.
O cliente é a alma de qualquer empreendimento. É por esta razão que conhecer e levantar dados sobre o público da sua empresa é tão importante. O estudo do mercado consumidor é essencial para o sucesso do seu negócio, uma vez que envolve as informações necessárias para identificar seus potenciais compradores. Através da pesquisa deste tipo de mercado, é possível saber o que produzir, qual é o local adequado para a venda, como vender e quais são as prováveis demandas para os produtos ou serviços.
- MERCADO FORNECEDOR
O mercado fornecedor é indispensável para que uma empresa se mantenha atuando e prosperando. Ele é composto pelos fornecedores que oferecem matéria-prima, equipamentos, embalagens e outras mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa.
A pesquisa de fornecedores pode ser feita através de catálogos, listas telefônicas, revistas especializadas e, cada vez com mais frequência, de portais da Internet. Outra estratégia interessante para conhecer fornecedores é comparecer a feiras e exposições do ramo, esses eventos geralmente são ótimas fontes de informação sobre as novidades do mercado. Alguns procedimentos são indispensáveis, como:
...