Análise de informações coletadas em marketing
Tese: Análise de informações coletadas em marketing. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 15151515 • 24/9/2014 • Tese • 948 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
As empresas de grande sucesso são aquelas que compreendem e analisam bem os seus concorrentes, pois só assim podem criar diferenciais que interessam e superam as expectativas dos clientes.
O monitoramento da concorrência envolve todas as etapas, inclusive o acompanhamento dos seus produtos e preços. Neste cenário, outro elemento indispensável no processo é a precificação inteligente, pois é graças a ela que as variações do mercado, atuação dos concorrentes, comparação de preço são analisadas e automaticamente ajustadas ao próprio negócio.
A partir deste reajuste a empresa estará na liderança em relação à dinâmica do mercado, ampliando vendas e retendo clientes. Dessa forma, fica claro que para se sobressair diante das outras empresas que atuam no segmento, é necessária uma análise criteriosa e uma ferramenta de acompanhamento em tempo real do setor da Precifica para auxiliar você e a sua empresa na tomada de decisões.
√ A empresa realizou alguma vez ou sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?
2.1.1 Etapa 2: Análise das informações coletadas em marketing.
2.1.1.1 Etapa 3: Identificação de problemas relacionados à estratégia de marketing.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Etapa 1: entrevista com o proprietário ou gestor.
O entrevistado e responsável para nos fornecer informações em relação às atividades de marketing é o próprio proprietário.
√ A empresa possui um banco de dados de clientes?
Sim, Por que uma das ferramentas que diferenciam as empresas, é o banco de dados que permite saber o perfil exato de clientes de uma determinada entidade. O Banco de dados é um conjunto de informações que se relaciona de forma a criar informações atualizadas e confiáveis, e o processo de enriquecimento dessa ferramenta, com a agregação ao perfil do cliente de outras informações importantes para gerar ações que levem à fidelização ou lealdade dos clientes.
Sua utilização é de grande importância para a definição da política de promoções da empresa. “Com o cadastro é possível identificar quem é o cliente, quais as suas preferências, seus fatores de decisão de compras e com isso adequar o seu plano de marketing por meio das ferramentas (produto, promoção, praças, pessoas, processos e evidências físicas) de forma a criar uma proposta tão personalizada que seja impossível de o cliente trocar determinada empresa por outra”.
Com as informações contidas no banco de dados é possível para a empresa, por exemplo, criar um cartão de fidelidade para oferecer determinado tipo de ação promocional em datas especiais como os aniversários, o tipo de brinde, quer sejam ingressos de cinema ou teatro, presentes, ou seja, ações que visam cativar o cliente. Os bancos de dados se firmaram nas últimas duas décadas como a principal base de informações das empresas e se tornaram vitais para o seu crescimento.
√ Como a empresa determinada os preços dos produtos?
A empresa adota a estratégia de precificação que está diretamente relacionada a lucratividade que pode ser obtida com a venda de um determinado produto. De maneira geral, existem três maneiras para determinar o preço de um produto ou serviço: pelo custo, pela concorrência e pelo valor entregue ao consumidor.
Existem duas formas de chegar ao preço de venda. A primeira delas é fazendo um cálculo com base nos custos e despesas e a segunda é definindo o preço de venda com base no mercado e nos clientes. “A melhor forma é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, já que de nada adianta fazer o cálculo pelos custos se, no final, o preço não ficar atrativo aos clientes. E, por outro lado, é insensato estabelecer o preço com base na concorrência sem saber se este valor será suficiente para arcar com os custos que o negócio tem”.
√ Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?
A
...