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Como Aprender Brincando Com a Matemática

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.519 Palavras (23 Páginas)  •  438 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Brincando com a Matemática: Um auxílio ao ensino-aprendizagem da Matemática

para o 6o e 7o anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de

Diamantina – MG através dos jogos matemáticos

Bolsista: Danielle Rocha Santos

Orientadora: Michely Santos Oliveira

Diamantina-MG

SUMÁRIO

INTUITO DESTE MATERIAL ..........................................................................................................04

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO ................................................................................................ 05

1 NÚMEROS INTEIROS

1.1 COMPLETANDO A TABELA ...................................................................................... 07

1.2 VINTE E UM ............................................................................................................. 08

1.3 ILHA DO TESOURO ...................................................................................................09

1.4 JOGO DO MICO ....................................................................................................... 10

1.5 TRILHA DA DIVISÃO ................................................................................................. 11

1.6 JOGO DA MEMÓRIA ................................................................................................ 12

1.7 CUBRA OS DOZE ...................................................................................................... 13

1.8 AVANÇANDO COM O RESTO ................................................................................... 13

1.9 BINGO ..................................................................................................................... 14

1.10 QUADRADO MÁGICO ............................................................................................ 15

2 FRAÇÃO E NÚMEROS DECIMAIS

        2.1 DOMINÓ DE FRAÇÕES EQUIVALENTES ................................................................... 23

        2.2 PAPA TODAS ............................................................................................................ 24

2.3 JOGO DA CORRIDA FRACIONÁRIA  ........................................................................... 26

2.4 DOMINÓ MATEMÁTICO .......................................................................................... 28

2.5 LABIRINTO DOS DECIMAIS ...................................................................................... 29

3 PORCENTAGEM

3.1 TABULEIRO DA PORCENTAGEM .............................................................................. 30

3.2 BINGO DA PORCENTAGEM ..................................................................................... 32

4 NÚMEROS PRIMOS

        4.1 JOGO DA CAÇA AOS NÚMEROS PRIMOS ................................................................ 32

4.2 DESCOBRINDO OS NÚMEROS PRIMOS  .................................................................. 34

4.3 BINGO ESPACIAL .................................................................................................. 35

INTUITO DESTE MATERIAL

        Nesta apostila descreveremos os jogos que foram aplicados no projeto, que foram colocados em prática durante os semestres de 2015. Mostraremos o objetivo, os materiais para a fabricação das atividades e o funcionamento de cada jogo.

        Além disso, contaremos com uma breve descrição do projeto, apresentando os objetivos e os motivos que levaram a sua criação.

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto de extensão e cultura intitulado “Brincando com a matemática: Um auxílio ao ensino-aprendizagem da Matemática para o 6o e 7o anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Diamantina-MG através dos jogos matemáticos” se encaixa na linha temática da educação e tem como principal objetivo a melhoria do ensino-aprendizagem de Matemática para o ensino fundamental nas escolas públicas da cidade de Diamantina–MG, através da implementação dos jogos e/ou desafios ao programa escolar; que são atividades lúdicas, espontâneas e interessantes.

        Muitos alunos têm chegado ao ensino superior apresentando dificuldades consideráveis em conteúdos das séries iniciais. Neste sentido, a escolha por trabalhar com os alunos do 6o e 7o anos se justifica por buscar “fortalecer a base” do ensino e da aprendizagem em Matemática.

        Nas séries iniciais é que vamos encontrar as maiores possibilidades de trabalhar o problema e o jogo como elementos semelhantes. O que os unifica é predominantemente o lúdico, proporcionando-lhes a possibilidade da construção de novos conhecimentos.

        O ensino da Matemática passou por diversas mudanças significativas ao longo dos anos. Todavia, essas mudanças não foram suficientes para suprir as dificuldades enfrentadas pelos estudantes dessa disciplina. São questões como conceitos pré-formados, a metodologia tradicional com ênfase excessiva ao cálculo, a busca inadequada a novos recursos pedagógicos, a falta de contextualização e a linguagem, que acabam por dificultar a aprendizagem. Para isso, precisamos renovar o ensino. Apesar dos esforços no sentido de propor mudanças no ensino da Matemática, esta disciplina continua sendo considerada a grande vilã dentre as áreas do conhecimento, responsável pelos altos índices de reprovação dos alunos.

        Uma solução para os problemas que os educadores encontram no dia-a-dia da sala de aula parece ser a aplicação de jogos didáticos. Geralmente costuma-se justificar a importância desses elementos apenas pelo caráter "motivador" ou pelo fato de se ter "ouvido falar" que o ensino da matemática tem de partir do concreto ou, ainda, porque através deles as aulas ficam mais dinâmicas e divertidas, e os alunos passam a gostar da matemática.

        O jogo se convenientemente planejado, pode ser um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Vigotsky afirmava que através do brinquedo a criança apreende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

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