As Alternativas metodológicas para o ensino das ciências naturais
Por: Noemy Teotônio • 9/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.531 Palavras (7 Páginas) • 327 Visualizações
UNESF – UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO
CURSO DE PEDAGOGIA
MARINALVA AUTA LIMA DOS SANTOS
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
BARREIROS-PE
2017
MARINALVA AUTA LIMA DOS SANTOS
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Trabalho apresentado á Faculdade UNESF –
UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO
como requisito parcial para obtenção de licenciatura
em Pedagogia.
Orientador: Prof. Gutenberg Crespo Nova Cosque
BARREIROS-PE
2017
Sumário
Introdução4
Alternativas metodológicas para o ensino das ciências naturais5
Conclusão8
Referências9
Introdução
A situação do ensino no Brasil de uma forma geral não anda bem, ou seja, deixa muito a desejar em todo seu aspecto lembro-me de quando fiz meu primário e sei que pouca coisa tem mudado desde então o ensino vem andando a passos tão lento que mal da pra enxergar alguma mudança, sabemos que houve sim algumas porem não como merece todos que precisam de uma boa educação, vendo essa situação e não poder fazer muita coisa ou quase nada é muito ruim porem. Se os nossos governantes olhassem para educação como olham diretamente para suas contas bancarias ai sim poderíamos sair dessa crise educacional porque com um bom investimento nessa área todos trabalharia bem e melhor, se esforçando sempre para não deixar seu trabalho pela metade, pois é exatamente isso que estamos vendo nas escolas, colégios e toda rede de ensino nacional e ate mesmo os particulares deixam muito a desejar muitas vezes por seus professores desinteressados ou quem sabe mal selecionados.
E vendo assim é quanto nós percebemos o descaso de todos envolvidos na área de educação dai chegamos a entender o desinteresse também por uma matéria tão importante como a de ciências naturais é preciso que todo professor em sala de aula se desempenhe ao máximo para que essa matéria seja dada com toda importância que lhe cabe, pois é justamente essa matéria que vai fazer com que os pequeninos comecem a fazer seu melhor para um mundo melhor em que vive. Pois é nesse momento de suas vidas onde eles começam a ter curiosidade por tudo ao seu redor e se justamente nesse momento eles tenham um bom professor onde leve ate eles um bom estudo sobre as ciências naturais não ficando em apenas quadro-negro e um monte de anotações desnecessárias que só servem para cansar e fadigar a mente das crianças, ao invés disso leve pesquisa que vá aguçar o interesse dessa criança em busca de uma resposta e assim se torne um estudante investigativo em busca de novos horizontes nessa área.
4
Alternativas metodológicas para o ensino
das ciências naturais
O estudo das ciências naturais estar deixando de ser uma prioridade para se torna algo quase que sem importância podemos assim dizer por que ao lermos e pesquisarmos sobre o assunto é vemos que décadas atrás esse estudo foi mais priorizado nas escolas trazendo assim grandes benefícios para toda educação. Graças ao esforço de diferentes autores que vem buscando mostrar qual tamanha importância o ensino das ciências naturais nos primeiros anos de ensino, alguns professores ainda continuam ensinando como foi ensinado o que não é nada bom para seus alunos os mesmos não renovam não trás para sala de aula projetos, ou experimentação que o leve para fora da sala de aula dando assim oportunidade para que seus aprendizados conheçam museus de ciências, estação de agua da sua cidade e outros lugares que sirvam de pesquisa para o assunto dado em sala e que vai servi para que cada um tire suas próprias conclusões e também possa discuti com seus colegas e ate mesmo com o professor.
É primordial que o professor esteja inteiramente apto ao assunto dado, ou seja, que ele saiba com perfeição tudo sobre o mesmo para que quando houver uma ou mais pergunta ele saiba realmente como responder para não causar nenhum embaraço com o aluno. Sendo assim todos vão aprender e não simplesmente decorar para que mais tarde não venha esquecer, pois a matéria das ciências naturais requer que o aprendizado pegue, toque, olhe e faça todas as perguntas possíveis para que assim se sinta seguro no assunto ou em suas descobertas, as ciências naturais podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigações e em atividades experimentais desde as primeiras series iniciais. Claro que tudo isso tem um preparo e também um tempo com certeza um bom professor saberá o momento em que ele poderá aborda esse assunto sem nenhum prejuízo para o aluno, nas pesquisas feitas não foi difícil encontra que as atividades experimentais para fins didáticos surgiram apenas em 1886, sendo na universidade de Harvard uma das pioneiras.
No Brasil, em meados do século XX, criado o IBECC (instituto Brasileiro de educação ciência e cultura) a ciência tem toda importância no ensino criança e hoje já é reconhecido em todo o mundo. Pois as recentes descobertas deixam isso bem claro quando lemos que a UNESCO, reuniu vários especialistas de diferentes países que concordaram a respeito da inclusão de ciências e tecnologia no currículo da escola fundamental por vários motivos.
A ciência e a tecnologia podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, uma vez que são atividades socialmente uteis.
As ciências como construção mental, podem promover o desenvolvimento das crianças.
5
As ciências contribuem positivamente para o desenvolvimento de outras áreas
como a língua e a matemática.
O ensino da ciência na escola primaria pode realmente adquirir um aspecto lúdico. Envolvendo as crianças no estudo de problemas interessantes de fenômeno que as rodeiam em seu cotidiano (UNESCO 1983).
A seguir poderemos perceber algumas diferenças entre o ensino habitual e o ensino com a criatividade investigativa, como elucida o texto a aula de ciências na series inicias do ensino fundamental ações que favorecem a sua aprendizagem.
...