As Citações Diretas
Por: Juan Aldunate • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 460 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CITAÇÃO DIRETA
2.1 CITAÇÃO DIRETA CURTA
2.2 CITAÇÃO DIRETA LONGA
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem por objetivo, exclusivamente, de expor as regras impostas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a respeito das citações de livros e autores em trabalhos acadêmicos, visando adquirir mais conhecimento da Metodologia Científica, ensino este que ajuda universitários a aprimorar e desenvolver conhecimentos específicos de qual quer área, alcançando, assim, o mais próximo, padrão de realização de trabalhos científicos acadêmicos.
2 CITAÇÕES DIRETAS
Citações diretas são usadas em todo e qualquer trabalho acadêmico, que respeita as normas da ABNT, para a complementação da defesa de tese. Dividindo-se em citação direta curta e citação longa.
2.1 CITAÇÃO DIRETA CURTA
A citação direta curta, como o próprio nome já se deduz, não deverá ser grande, respeitando o limite de até três linhas (separada entre áspas) dentro do texto; deve ser identificado o autor, ano e o número da página. Segue dois exemplos:
Exemplo 1:
“Sem sonhos, os montros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão” (CURY, 2008, p. 61).
OU
Exemplo 2:
Segundo Cury (2008, p. 61), “Sem sonhos, os montros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão”.
2.2 CITAÇÃO DIRETA LONGA
A citação direta longa será usada caso o número de linhas seja igual ou maior que quatro, deverá ser separada do texto com um recuo de quatro centímetros da margem esquerda, usar o espaçamento entrelinhas simples com fonte 10 ou 11; obrigatório, também, o nome do autor, o ano da publicação e a página. Segue exemplo abaixo:
Suas palavras penetraram nos becos da minha personalidade, expondo minha falta de generosidade. Eu nunca soubera perdoar. Nunca perdoara meu filho por usar drogas. Para mim, ele havia negado a minha excelente educação. Nunca perdoara meu pai por ter se matado. Para mim, ele cometera o maior crime em ter me deixado quando menino. Nunca perdoara meus colegas professores que me traíram quando haviam prometido seu apoio no departamento. Considerava-os um bando de covardes dominados pela inveja. (CURY, 2008, p. 169)
3 CONCLUSÃO
A Associação Brasileira de Normas Técnicas cria padrões de realização de trabalhos acadêmicos, através de métodos científicos; todos que desejam realizar esses tipos de trabalhos devem seguir essas regras para, quem lê,
...