Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABB
Artigo: Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: criismomesso • 25/3/2014 • Artigo • 289 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
A BRINQUEDOTECA BRASILEIRA
Nylse Helena da Silva Cunha
Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABB
As brinquedotecas no Brasil começaram a surgir nos anos 80. Como toda ideia nova, apesar do encantamento que desperta, tem que enfrentar dificuldades não somente para conseguir sobreviver economicamente, mas também para se impor como instituição reconhecida e valorizada a nível educacional.
A brinquedoteca brasileira difere das chamadas Toy Libraries porque não tem como atividade principal o empréstimo de brinquedos. A brinquedoteca é o espaço criado com objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente.
Por ser um local onde as crianças permanecem por algumas horas, é um espaço onde acontece uma interação educacional. As pessoas que trabalham na brinquedoteca, os brinquedistas, têm formação profissional, são educadores preocupados com a felicidade e com o desenvolvimento emocional. Social e intelectual das crianças.
Dentro do contexto social brasileiro, a oportunização do brincar assumiu, através da brinquedoteca, características próprias, voltadas para a necessidade de melhor atender as crianças e as famílias brasileiras. Como consequência deste fato, seu papel dentro do campo da educação cresceu e hoje podemos afirmar, com segurança, que ela é um agente de mudança do ponto de vista educacional.
A brinquedoteca provoca reflexões e, por despertar pais e educadores para uma nova maneira de considerar a atividade infantil, provoca também alterações em escalas de valores. Pelo simples fato de existir, a brinquedoteca é um testemunho de valorização da atividade lúdica das crianças.
Na elaboração dos objetivos de uma brinquedoteca, são enumeradas como principais finalidades do trabalho nela desenvolvido:
• Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando ou perdendo tempo;
• Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e da capacidade de concentrar a atenção;
• Estimular a operatividade das crianças;
• Favorecer o equilíbrio emocional;
...