Assédio Moral: Consequências do assédio moral sobre a saúde
Por: gisele0207 • 13/5/2016 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
4 – Consequências do assédio moral sobre a saúde.
Segundo Inácio Pereira, o assédio moral pode originar uma série de efeitos prejudiciais à saúde e a auto-estima da vítma. Abaixo, relataremos os efeitos deste ato na vida da vítima.
- Depressão, angústia, estresse, crises de competência, crises de choro, mal-estar físico e mental;
- Cansaço exagerado; falta de interesse pelo trabalho, irritação constante;
- Insônia, alterações no sono, pesadelos;
- Diminuição da capacidade de concentração e memorização;
- Isolamento, tristeza, redução da capacidade de se relacionar com outras pessoas e fazer amizades;
- Sensação negativa em relação ao futuro;
- Mudança de personalidade, reproduzindo as condutas de violência moral;
- Aumento de peso ou emagrecimento exagerado, aumento da pressão arterial, problemas digestivos, tremores e palpitações;
- Redução da libido;
- Sentimento de culpa e pensamentos suicidas;
- Uso de álcool e drogas;
- Tentativa de suicídio.
O assédio moral dedestabiliza emocionamente a vítima , originando a perda do interesse no trabalho e o agravamento de doenças pré existentes, assim como surgimento de novas doenças.
Segundo João Sérgio de Castro Tarcitano e Cerise Dias Guimarães,há entretanto, uma série de atitudes que não são caracterizadas como assédio moral. Seguem atitudes que podem ser confundidas com assédio moral:
- Estresse;
- Conflito;
- Injúria;
- Agressões pontuais;
- Más condições de trabalho;
- imposições profissionals;
É necessário certa cautela ao avaliar cada caso de assédio moral, pois, segundo o estresse e situações de conflito podem ser confundidos com assédio moral. O estresse da rotina de trabalho pode ser um fator que desencadeie o assédio moral, porém isso só acontece a partir do momento que a vítima percebe a má intenção por parte do agressor direcionada a ela (vítima). No caso da injúria, o comportamento indadequado, se for direcionado para toda a equipe, não caracteeriza asédio moral..
Além disso, as perdas refletem-se no ambiente de trabalho, atingindo, muitas vezes, os demais trabalhadores, com a queda da produtividade e da qualidade, ocorrência de doenças profissionais e acidentes de trabalho, causando ainda a rotatividade de trabalhadores e o aumento de ações judiciais pleiteando direitos trabalhistas e indenizações em razão do assédio sofrido. O assédio moral cria feridas na autoestima e na dignidade da vítma, perda da confiança nos parceiros de trabalho
5 – Proteção legal para as vítimas (CF/88, CLT, Código Civil)
6 – Indenização por assédio moral.
...