Assédio Moral No Ambiente De Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Assédio Moral No Ambiente De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Linewil • 31/3/2014 • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 404 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
CURSO DE DIREITO
ALINE CÁSSIA BARBOSA
ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
SÃO PAULO, MAIO DE 2013.
ALINE CÁSSIA BARBOSA
ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Projeto de Pesquisa do Curso de Direito, submetido para aprovação a Professora Orientadora Ms. Írley Aparecida Correia Prazeres, pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
SÃO PAULO, MAIO DE 2013.
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 3
2. OBJETOS 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. OBJETIVOS 6
5. EMBASAMENTO TEÓRICO .7
6. METODOLOGIA .8
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .9
8. ESTRUTURA DOS CAPÍTULOS 10
9. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR 10
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho
1.2 Aline Cássia Barbosa
2.3 Írley Aparecida Correia Prazeres
2.4 Especificação do produto final pretendido Trabalho de Conclusão de Curso
2.5 Duração
Início:
Término:
2.7 Instituição envolvida Universidade Nove de Julho
4
2. OBJETO
2.1 Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho
2.2 Delimitação do tema: Abordagem de situações constrangedoras que prejudicam a saúde física e psicológica dos trabalhadores em seu ambiente laboral.
2.3 Formulação do problema: Como a escolha desse tema deu-se especialmente pelo aumento de casos e seus reflexos nas relações trabalhistas, também por vivenciar no próprio ambiente de trabalho, a ideia é trazer novas formas de solucionar essa situação, não deixar impune, aplicar mais formas de punição e criar uma maneira de ajudar nesses tipos de situações. Infelizmente essa conduta ainda não é totalmente denunciada pelas vítimas, pelo seu constrangimento e pelo medo de perder o trabalho, mas é criando garantias de que isso não irá acontecer, acredito eu que haverá mais sucesso na descoberta e solução desse problema.
2.4 Hipótese: Para minimizarmos os efeitos destas condutas tão gravosas é necessário que o tema seja debatido de forma comprometida e séria, tanto pelos empregados como por seus empregadores, além é claro da sociedade como um todo. É preciso criar políticas sérias em defesa da classe trabalhadora de maneira que consigamos prevenir e erradicar a presença deste mal onde quer que esteja instalado.
5
3. JUSTIFICATIVA
O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é um fenômeno tão antigo quanto a própria relação de trabalho e nos tempos remotos não existia proteção a saúde psíquica dos trabalhadores.
Hoje esse assunto é visto de maneira mais abrangente, há proteção a saúde física, psíquica e a moralidade dos empregados e empregadas, porém o assunto não deixou de existir, há exposições desnecessárias prolongada e repetitiva por parte dos empregadores, situações vexatórias e humilhantes, agressão verbal o que atenta diretamente a dignidade do empregado e empregada.
A escolha do tema é, portanto voltada a essas situações que infelizmente ainda são muito comuns na nossa sociedade e por vivenciar explicitamente esse tipo de conduta.
Os gestores, empresas, a sociedade e inclusive a própria vítima devem assumir a responsabilidade pôr fim a essa prática perversa que tanto mal traz ao ambiente de trabalho, à vida cotidiana e a sociedade em geral.
Com toda informação que a sociedade possui hoje, sabendo de seus direitos e deveres, mesmo assim ainda existem empregados que se permitem passar por tais constrangimentos, pelo simples fato de que precisam do trabalho, de que o salário e benefícios são bons.
Há também conivência por parte de algumas empresas que simplesmente “fecham os olhos” e deixam que os escolhidos gestores trabalhem da maneira que acham certo, simplesmente porque trazem resultados e que os empregados devem aceitar o jeito, a personalidade que cada um tem.
Concordo que cada ser humano possui uma personalidade, um jeito, uma forma de lidar e de interagir uns com os outros, porém o que não pode deixar de ter é RESPEITO MÚTUO.
Isso tem que acabar.
6
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral: Contribuir para eliminar as práticas abusivas (assédio moral e sexual) no ambiente de trabalho.
4.2 Objetivos específicos: Esclarecer o que é
...