Atps Gestão Do Conhecimento
Ensaios: Atps Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karencitrosuco • 2/10/2013 • 2.971 Palavras (12 Páginas) • 264 Visualizações
ETAPA – 1
Conceito de Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento é um processo de criação, onde novos conhecimentos têm de ser criados continuamente, armazenados e compartilhados. Através do compartilhamento com os colaboradores pode-se aumentar a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização.
Gestão de o conhecimento exige certo grau de sofisticação intelectual, empatia verdadeira para envolver os colaboradores e também capacidade de abstração para compreender bem a natureza do conhecimento que se gerir e quais ferramentas, métodos e processos são mais eficazes para estimular seu desenvolvimento, compartilhamento em proteção.
O conhecimento é formado por dois importantes componentes o Explicito e Tácito, que existe num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.
O conhecimento explícito é aquele que pode ser formalizado, estruturado e transmitido em forma de rotina, procedimento, praticas ou condutas (LEROY RAMANANTSOA,1997). Já o conhecimento Tácito refere-se aquele conhecimento que se apresenta como subjetivo pessoal e particular e, portanto, dificilmente pode ser formalizado e transmitido a outra pessoa (NONAKA, TAKEUCHI, 1997).
O Conhecimento tácito pode ser apropriado a partir do dialogo ou do emprego de metáforas (NONAKA, TAKEUCHI, 1997). Para tanto, estes processo depende, essencialmente, da experiência subjetiva e de seus mecanismos de mobilização de repertorio.
A transferência do conhecimento explícito, por sua vez requer atividades praticas ou associativas (LEROY RAMANANTSOA,1997)que depende, por sua vez de estruturas sociais e objetivas de legitimação .
Utilizando a Gestão do Conhecimento a empresa diminui os gastos e produtos e começa a investir em capital intelectual o que tem um melhor custo e beneficio, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.
Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sente valorizados e trabalha com paixão e mais dedicação.
A definição de Gestão do conhecimento pode ser mais bem entendida se reexaminarmos os conceitos ativos intangíveis introduzidos por Karl Erik Sveik (1998) segundo este autor, todos os ativos e estruturas organizacionais, sejam elas tangíveis ou intangíveis são resultados de atividades humanas.
Comparação, definição Gestão de Conhecimento, exemplos aplicados na empresa.
Segundo o autor Jose Claudio Cyreneu Terra ,ele nos relata a importância da Gestão do Conhecimento ,para a sobrevivência e sucesso de empresas e o progresso dos países ,nos mostra a iniciativas necessárias que toda empresa Brasileira deveria urgentemente adotar para transformar a própria organização na sua principal arma competitiva.
É nossa convicção que Gestão do conhecimento é resultado empresarial que estão diretamente relacionados, existem fortes evidencias de que empresas que foca sua gestão na criação, aquisição e compartilhamento do conhecimento têm maior probabilidade de conseguir bons resultados empresarias.
Exemplos de Gestão do conhecimento aplicada nas empresas:
Um exemplo de empresa que investe em Gestão do Conhecimento, caso da CIA. Vale do Rio doce, os executivos do Vale, recém-privatizada, olharam para o lado e descobriram,com o perdão do trocadilho ,uma mina pouco explorado: a logística .Ao longo da ultimas décadas, a empresa teve que de construir uma enorme infra estrutura de portos ferrovias e estradas e aprender como levar, da melhor forma possível seu produto na casa do cliente,então porque não utilizar o conhecimento e a estrutura para criar novo negocio.Hoje a Vale é a maior empresa de logística ,mais de 60 anos de existência ,criada pelo governo Brasileiro 1942, como conhecemos Companhia Vale do Rio Doce,em 1997 tornou-se privada e hoje uma empresa global, atuando nos cinco continentes, que tem mais de 120 mil empregados ,entre eles terceirizados e próprios, a empresa investe para obter uma excelência na educação , transformando conhecimento em resultados, valorizando seu maior bem que possui o conhecimento.
Também da mesma forma, refutam-se explicações reducionistas e tradicionais que creditam o sucesso de empresas o sucesso de empresas japonesas, como Honda, Samsung, Matsushita, a fatores ligados a fontes baratas de financiamento, excelência em manufatura, relações intrincadas entre empresa e governo. Mais importante seria a capacidade dessas empresas de criar processo efetivos de conversão entre os conhecimentos individuais, coletivos, tácitos e explícitos que resultam em novos produtos e processos.
Os autores Takeuchi e Nonaka exemplificam a criação do conhecimento interorganizacional apresentando o vinculo da Toyota com seus fornecedores que possuem uma relação aberta de troca gerando conhecimento.
Resposta Gestão do Conhecimento
- Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Conhecimento na empresa Natura já existente, pode ser inovado, para obter um atendimento para o cliente eficaz, indo mais além do que existem, ultrapassando seus próprios limites.
- Como fazer com que seus colaboradores se aprimorem deste conhecimento novo?
A empresa deve promover reuniões, palestra para seus colaboradores, aonde eles vão ter apresentação desses novos conhecimentos, e sempre deixar disponível em alguma área disponível para que todos tenham acesso dessas informações.
- Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Desde quando um colaborador toma conhecimento em uma determinada área , função, deve-se confiar a ele e designar outras funções também. Dar oportunidades para que no amanhã se algum colaborador se afastar, sempre terá alguém parar suprir as necessidades daquela determinada função, em todos os setores o gerente supervisor tem obrigatoriedade de ensinar tudo e todas as oportunidades.
- Descrever os quatros processos de conversão do conhecimento modelo SECI e fazer um desenho ilustrativo:
1- Socialização O processo de socialização compartilha e cria conhecimento tácito, interação individual face a face,
2- Externalização: O processo de extermalização articula conhecimento tácito para explicito, por meio de dialogo reflexão.
O sucesso da conversão do conhecimento tácito
...