Atps recrutamento e seleção
Por: marisapinheiro • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 8.643 Palavras (35 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN[pic 1][pic 2]
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Alessandra de Jesus Melo 9017429938
Damiana Lima 9024451061
Marisa Coelho Colodrão 9093470334
Marisa Pinheiro da Silva 1299102098
Rosiane Cecílio da Silva 9017428910
Trabalho apresentado à disciplina Técnicas de Recrutamento e Seleção. Aplicado a Gestão de Recursos Humanos .
Orientador Prof.º : Marcelo
Santo André - SP
2015
ALESSANDRA DE JESUS MELO RA: 9017429938
Etapa 1 - Passo 1 (Individual)
O recrutador tem o papel fundamental dentro das empresas, cabe a ele recrutar a pessoa certa para o cargo certo, uma escolha mal feita pode acarretar em problemas futuros para a empresa. Por esse motivo o recrutador tem o dever de fazer boas escolhas, primeiramente a vaga é divulgada, logo depois são analisados os currículos dos candidatos e em seguida aqueles que superar melhor se encaixe na vaga, um currículo objetivo e claro, são convocados para o processo seletivo.
Se o candidato colocar no currículo informações sobre experiência profissional deve trazer sua carteira de trabalho, se o mesmo obter informações sobre cursos deve trazer cópias de seus certificados.
O primeiro contato com o candidato é preciso que tenha clareza, empatia, apresentação da empresa e apresentação da vaga, e assim causar uma motivação dos candidatos para participar do processo.
Aqui se inicia o processo de seleção, dinâmicas, conversas, apresentações, através desses atos o recrutador vai analisar e escolher aquele que melhor se identifica com a vaga.
DAMIANA LIMA RA:9024451061
Etapa1 – Passo ( Individual)
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O recrutamento e seleção atua de diversas formas dentro de uma empresa, desde o recebimento da vaga até a finalização / seleção do candidato.
Na fase de recrutamento que se inicia quando a consultoria e departamento de recursos humanos inicia-se o processo de abertura da vaga, com a descrição e todos os pré-requisitos para a recolocação de alguém. E todo esse processo criterioso de seleção serve para qualificação de candidatos e/ou aprovação dos currículos.
Existem três tipos de processos de seleção: Interno, Externo e Misto onde cada um trabalha com práticas diferenciadas no processo de cada candidato.
No recrutamento interno consiste em aberturas de vagas dentro da organização que são divulgadas através de murais, e-mails e indicação de superiores onde os selecionados que se enquadram dentro dos requisitos da vaga são pré-selecionados e participam do processo. Uma das grandes vantagens do processo de recrutamento interno é que o empregado que se candidata a uma dessas vagas tem real interesse em se manter na empresa, já conhece as rotinas, procedimentos e está de acordo com os benefícios oferecidos.
No recrutamento externo consiste na abertura de vagas para o mercado e realiza a divulgação dessas vagas através de sites de busca, jornais e consultorias de RH. Uma das maiores vantagens é o grande numero e diversidade na escolha de candidatos, mais em contrapartida a desvantagem é o custo do serviço que é muito mais alto, a desmotivação dos funcionários que já estão na empresa a espera de uma oportunidade de crescimento.
Já no recrutamento misto existem as mesmas vantagens e desvantagens,a grande vantagem é dar oportunidade para os colaboradores que de certa forma se sentem mais motivados, mais já estão cientes que estão concorrendo com candidatos externos que virão com outra carga de conhecimento.
A análise e triagem dos currículos são realizadas de forma mais dinâmica, onde os selecionadores de certa forma “batem o olho” nas informações mais relevantes e o selecionam ou não para participar do processo. Podemos dizer que o currículo é o cartão de visitas de cada candidato onde algumas informações são indispensáveis como dados pessoais, telefones de contatos, experiências profissionais e cursos e outras já não tem tanta importância, como cursos que não são relacionados a área de emprego desejada, sem detalhes que chamem muito a atenção por causa da extravagância ou erros de português.
No processo de convocação dos candidatos que geralmente ocorre por telefone, principalmente no caso de recrutamento externo é sempre necessário se mostrar ciente das informações da vaga, ter boa fluência verbal, mostrar motivação para que o candidato tenha interesse em participar e usar sempre da empatia, clareza, falar bem da empresa contratante e apresentar a vaga e benefícios sempre focando nas funções a serem desenvolvidas.
Aparentemente o recrutamento e seleção parecem processos simples e sem muitos problemas, mais se ao iniciarmos o processo e não dermos a devida atenção a cada passo, podemos perder a oportunidade de realizarmos uma ótima contratação, ou de conseguir aproveitar a mão de obra em algum “cargo errado”, e o funcionário não ser bem aproveitado.
Marisa Coelho Colodrão RA: 9093470334
Etapa 1 ( individual)
SÍNTESE – RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Recrutamento é atrair um conjunto de candidatos para um cargo específico, parece ser uma tarefa simples, mas não é, porque existem muitas vagas de empregos, mas existem pouco capacitados, qualificados para o preenchimento das vagas. Por isso o setor de Recursos Humanos é tão importante para que possamos achar o candidato certo para a vaga certa.
Existem três formas de recrutar o interno, externo e o misto, o recrutamento interno é o que busca aproveitar os próprios funcionários, com incentivos e motivação, e o recrutamento externo que busca um candidato com o perfil que a empresa determina, seja com conhecimento técnico ou não, o que determina o candidato será o que a empresa solicitar, o misto é a vaga que está em aberto tanto internamente quanto externamente.
...