Atuação das organizações e dos processos de RH
Por: Ramoscomprebem Comprebem • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.445 Palavras (10 Páginas) • 181 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado alguns assuntos sobre as matérias de auditoria, legislação trabalhista, recrutamento e seleção, matérias que foram discutidas ao longo desse terceiro semestre.
Será destacado também a importância de se obter conhecimento, e de se aprimorar e se qualificar cada vez mais, pois as empresas estão a procura de profissionais preparados tanto tecnicamente, como também intelectualmente, pessoas capazes, denominadas como talentos.
Também será ressaltado alguns aspectos da área de contratação e seleção de pessoal, as etapas a serem seguidas e como se obter um bom resultado nesse processo.
DESENVOLVIMENTO
O mercado de trabalho e as organizações vivem em um cenário de constantes mudanças e crescimento, muitas delas influenciadas por fatores como a globalização, a revolução da tecnologia de informação e comunicação.
Esse crescimento no mercado de trabalho emite algumas mudanças na organização, visando cada vez mais qualidade nos produtos e serviços, principalmente no atendimento aos clientes, buscando assim profissionais cada vez mais preparados e capacitados, tanto tecnicamente como intelectualmente, capazes de lidar com situações de stress, com decisões e com situações complexas.
Esses profissionais hoje são chamados talentos, são profissionais altamente preparados, com capacidade para o trabalho em grupo, com boa comunicação, criativo e apto para a resolução de problemas, que domine idiomas, tenham visão estratégica, dominem a arte de liderar, tenham bom relacionamento interpessoal, sejam íntregos, enfim, devem ser dotados de características técnicas e intelectuais que hoje são tão almejadas pelas organizações.
O mesmo se espera do profissional de RH, que ele(a) busque cada vez mais o aperfeiçoamento, principalmente nas habilidades intelectuais, entre elas, flexibilidade, iniciativa, proabilidade, foco em resultados,administração de tempo, cooperação, auto confiança,entre outros.
Para as organizações obterem bom resultados na busca por esses talentos, é indispensável o uso de ferramentas como a descrição e análise de cargos, no processo de recrutamento e seleção dos colaboradores.
Na descrição de cargo é elaborado uma relação das atividades que o ocupante do cargo deverá realizar, e como elas devem ser realizadas. Nessa relação se define como,onde e por que essa atividade deve ser realizada pelo o ocupante do cargo, mantendo sempre o foco em resultados.
Feito a descrição de cargo é hora de realizar a análise do cargo a ser ocupado e suas competências, nessa análise é definido o que se espera do candidato ao cargo, tanto fisicamente como mentalmente, suas competências intelectuais e habilidades indispensáveis para a realização daquela tarefa descrita.
Tendo bem definido o que se espera do profissional à ocupar o cargo, é hora de iniciar o recrutamento de pessoal. Esse processo visa atrair um número adequado de candidatos, com o perfil que a empresa espera, em um período de tempo adequado e com baixo custo.
Existem três formas de se realizar essa busca pelos ocupantes do cargo:
No recrutamento interno, o cargo é preenchido por um candidato que já faz parte da organização, ou seja, um candidato que já é funcionário da empresa, isso ocorre por meio de promoção ou transferência. Essa forma de recrutamento é mais aplicada nas organizações que utilizam plano de carreira. As vantagens do recrutamento externo são:
É econômico, rápido, seguro, motiva o desenvolvimento de todos, motiva a permanência e lealdade para com a empresa,gera uma competição sadia entre os funcionários;
Mas também tem suas desvantagens como: Pode gerar frustração nos funcionários que não forem aprovados, desmotiva e gera conflitos internos;
No recrutamento externo, o cargo é preenchido tanto por profissionais que estão disponíveis no mercado de trabalho, como por funcionários de outras empresas. Suas vantagens são:
Novos talentos enriquecem o capital intelectual da empresa.
Mas também tem suas desvantagens: É mais caro, mais demorado e menos seguro, desmotiva os funcionários da empresa que esperam por uma oportunidade.
O recrutamento online tem sido um dos meios de recrutamento mais utilizado nos últimos tempos, pois gera facilidade e comodidade tanto para as empresas, como também aos candidatos. Geralmente é feito por meio de anúncios através das próprias redes sociais, onde os candidatos podem ter fácil acesso a pagina da empresa e enviar seus currículos. A maioria das empresas contrata outra empresa terceirizadas que ficam responsáveis por essa tarefa de recrutar e selecionar os currículos. Esse processo abrange também os profissionais de outras regiões, outros países, o que é bom para as empresas na descoberta de talentos, mas que já não é bom para os candidatos pois torna a disputa pelo cargo cada vez mais difícil. Esse recurso também é benéfico na tarefa da entrevista, pois ela pode ser realizada online, sem ser preciso deslocamento de ambas as partes, isso é feito por meio de recursos como o Skip, Web Cam e outros.
Depois do recrutamento é realizada a seleção dos candidatos, essa seleção é de estrema importância para a empresa, pois é através dela que conseguimos descobrir os talentos e achar o candidato como potencial ideal para a organização. Dentro do processo de seleção é realizada a entrevista, que também é parte importante, pois através dela o entrevistador consegue conhecer melhor os candidatos ao cargo, conhecendo assim suas características de personalidade, enfim os pontos fortes e os pontos fracos de cada candidato, facilitando assim chegar a decisão final, a escolha do profissional que irá ocupar o cargo.
A entrevista é um processo de comunicação, onde o entrevistador tem a tarefa de extrair o máximo de informação do candidato, sobre sua personalidade, sua vida e objetivos profissionais, enfim sobre todos os aspectos que interessam e que podem influem na tarefa que o candidato realizará na empresa. Mas o entrevistador também tem o dever de expor para o candidato informações sobre o cargo que o mesmo assumirá se aprovado.
Para se obter um bom resultado na entrevista, e no processo de seleção em si, é preciso
...