Avaliação das necessidades
Seminário: Avaliação das necessidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gisilene • 19/11/2013 • Seminário • 2.192 Palavras (9 Páginas) • 186 Visualizações
Introdução
Ao longo dos anos as empresas mundiais, vêm sofrendo grandes transformações, transformações essas que estão levando as empresas a buscar novas alternativas para se adaptar ao mercado, que acima de tudo esta sendo muito competitivo, e um dos programas que sendo bastante utilizado é o programa de treinamento para as empresas, onde é feito o programa de levantamento de dados colhidos ou obtidos dentro da empresa ou na empresa que vem enfrentando os problemas.
Porém, para a elaboração desse programa de treinamento é necessário seguir algumas etapas que podem auxiliar na obtenção das informações necessárias sobre a empresa. Entre estas etapas podemos destacar o levantamento das necessidades, onde serão listados os problemas encontrados dentro da empresa; o programa de treinamento, que é a definição das estratégias do treinamento, ou seja, o que treinar e quem devem aprender, entre outros; implementar o programa de treinamento, ou seja, definir o melhor método para atingir os objetivos propostos alem de solucionar os problemas da empresa, para finalizar deve-se fazer a avaliação dos resultados do treinamento, que é quando busca-se avaliar se o programa atingiu seus objetivos pré estabelecidos.
Por fim, enfatizamos a importância da realização dessa atividade dentro da empresa, considerando que ela é de uma importância muito grande para as empresas, pois pode se encontrar todas as falhas existentes dentro da empresa e com isso buscar programas para solucionar estas falhas.
Levantamento das necessidades
As empresas frigoríficas já possuem programa de treinamentos para os seus colaboradores. Esse levantamento vem ganhando cada vez mais espaço, a medida que as empresas vem oferecendo vagas a necessidades de treinamento para seus colaboradores,por isso é crescente a necessidade de treinar e desenvolver talentos humanos. Os Gerentes e as Equipes de Recursos Humanos devem ficar atentos aos tipos de treinamentos adequados, aos setores onde são necessários, aos que necessitam deles e aos métodos que proporcionarão melhorias nos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. O levantamento é realizado no final do ano, onde são levantadas as necessidades da empresa durante todo o ano. “A melhor forma de garantir a eficácia desta ferramenta é, antes de aplicá-la, realizar uma avaliação de desempenho e competências dos funcionários, sendo importante a participação de todos os envolvidos para que se comprometam com os resultados.” É importante a realização desse levantamento para que se obtenha um diagnóstico das reais necessidades da empresa em relação ao treinamento para que ela possa investir corretamente, evitando gastos desnecessários. É o momento certo para se avaliar a integração da equipe e a competência dos funcionários para assumirem a oportunidade de uma nova função. Não se deve esquecer que o trabalho de divulgação interna dos programas e atividades de treinamento é um elemento básico para a sustentação dos programas de treinamento. A cada programa realizado, a empresa se torna mais competitiva e consegue atingir suas metas de desempenho na realização das suas avaliações.
Com isso ao levantamento das necessidades que as empresas precisam para obter o melhor resultado preciso.
Treinamento
Treinamento é o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, pois é necessário se preocupar com princípios técnicos, comportamentais e morais relacionados ao cargo. Essas etapas são realizadas com todos os funcionários específicos de cada área, onde se procura treinar e ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades.
É um processo educacional de curto prazo, através do quais as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização, e desenvolvem habilidades e competências em funções dos objetivos definidos.
O treinamento tem o objetivo de provocar mudanças no comportamento do funcionário para que ele trabalhe de acordo com os princípios da empresa.
Os objetivos do treinamento são:
• Preparar o pessoal para a execução de tarefas;
• Desenvolver habilidades;
• Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento pessoal;
• Mudar atitudes;
• Criar um clima satisfatório entre funcionários;
• Motivá-los.
Serão treinados mais de 60 trabalhadores da Cooper central Aurora dos abatedouros de suínos (Chapecó) e de aves (Quilombo e Maravilha) nos meses de setembro e outubro deste ano.
O programa consiste em dois dias de treinamento teórico e prático durante período integral em cada frigorífico envolvendo a equipe técnica das agroindústrias e o pessoal do SIF. A equipe de treinadores do Programa Nacional de Abate Humanitário, de comum acordo com a agroindústria, faz uma visita prévia no dia anterior ao treinamento para avaliação e coleta de imagens. As fotografias e a filmagem serão analisadas nos dois dias de treinamento, que é baseado na realidade do próprio frigorífico. O grupo de treinadores da WSPA – formado pelas médicas veterinárias Charli Ludtke e Tatiane Dandin e pelos zootecnistas José Rodolfo Ciocca, Juliana Vilela e Alessandra Tondatto – iniciou os trabalhos nos frigoríficos de Santa Catarina, onde ficará por cerca de seis meses, seguindo para o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A coordenadora do programa, Charli Ludtke, realça que, quando os frigoríficos melhoram o bem-estar dos animais, diminuem os riscos de fraturas, contusões e hematomas, cai o percentual de mortalidade e melhora a qualidade final do produto cárneo. “São ações éticas e economicamente viáveis”, conclui.
A equipe do Programa STEPS fornece material didático em forma de manuais e DVDs. O treinamento abordará a importância do bem-estar animal no pré-abate, comportamento e manejo, conforto térmico e ambiente da área de descanso, condição física e abate emergencial, métodos de insensibilização, avaliação da eficiência da insensibilização, cuidados durante a sangria, estresse e qualidade da carne. A programação pode variar de acordo com as necessidades de cada planta. Incluem as fases de carga, transporte, descarga, pendura e abate.
O comportamento natural dos animais e suas necessidades serão mais bem compreendidos e respeitados, eles serão manejados com mais docilidade e menos agressividade, serão
...