Avaliação de fornecedores
Por: burgani • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.322 Palavras (14 Páginas) • 220 Visualizações
- FINALIDADE E APLICAÇÃO:
Este procedimento apresenta a sistemática adotada pela TRUCK BUS para a seleção, avaliação, qualificação e reavaliação de seus fornecedores de matéria primas, produto, e serviços, bem como o processo de suprimentos.
É aplicável à Diretoria, RD e Comprador.
- DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS:
2.1.Definições:
Não aplicável
2.2.Abreviaturas:
RD = Representante da Direção
FISPQ (MSDS) = Ficha de informação de segurança de produtos químicos
LAIA = Levantamento de aspetos e impactos ambientais
- REFERÊNCIAS:
Procedimento P 002, “Controle de registros”
Procedimento P 004, “Inspeções e Ensaios”
Procedimento P 005, “Produção”
Procedimento P 007, “Controle de Produto Não Conforme”
Procedimento P 011, “Auditoria interna”
- PROCEDIMENTO:
4.1. Critérios,Seleção, avaliação, qualificação e reavaliação de fornecedores:
4.1.1. Critérios para fornecedores:
Os critérios para os fornecedores da Truck Bus estão estabelecidos em “Matriz” especifica e disponível no Portal do SIG, guia “Processo de Compras”.
4.1.2. Seleção de fornecedores:
A seleção dos fornecedores é realizada para aquisição de uma matéria prima, produto ou serviço, incluindo ferramentas e dispositivos, serviços ambientais, com base nas necessidades da TRUCK BUS. Constatada a necessidade, é realizado um levantamento de fornecedores em potencial e o interessado solicita ao Comprador e Gerente da Qualidade que providencie sua avaliação. Esta solicitação pode ser verbal. Como guia é utilizado o anexo 6.1.
Nota 1: A seleção, avaliação e qualificação da empresa, contempla também a sua a legislação ambiental conforme definido no 4.1.1 anterior.
Nota 2: Para fornecedores determinados pelo Cliente de forma compulsória, considera-se o mesmo “Qualificado por Indicação”, não sendo necessária a qualificação do mesmo por este procedimento, visto que a TRUCK BUS não tem ação sobre sua avaliação / qualificação.
4.1.3. Avaliação e Qualificação de fornecedores:
Os A real necessidade de avaliação do sistema de gestão ambiental e / ou do sistema de gestão da qualidade é verificada em conjunto com o comprador e Gerente da Qualidade frente ao cumprimento dos requisitos solicitados em 4.1.1.
Cabe ao comprador elaborar uma lista de fornecedores qualificados, conforme o modelo apresentado no Anexo 6.5.
Notas:
- Fornecedores que devem atender aos requisitos de um sistema de gestão ambiental (SGA) deverão em complemento aos requisitos detalhados a seguir, encaminhar cópias de suas licenças de funcionamento / operação. Desvios devem ser formalmente autorizados pelo RD. Este requisito não é aplicável para empresa localizada fora do território brasileiro e empresas certificadas conforme norma ISO 14001;
- Devem ser atendidos os requisitos ambientais legais para Fornecedores.
4.1.3.1. Avaliação da amostra (apenas para matérias primas ou produtos):
O interessado solicita ao fornecedor em potencial o envio de boletins técnicos, literatura e amostras para testes, FISPQ, a serem realizados sob coordenação da Gerência envolvida, ou pessoa designada.
De posse deste material, encaminha o mesmo à Gerência envolvida. Após a realização dos testes na amostra, a Gerência envolvida informa ao Comprador se os resultados foram satisfatórios.
Caso a amostra não tenha sido aprovada, deve-se informar tal fato ao fornecedor.
Estando aprovada a amostra, o RD providenciará a avaliação do sistema de gestão da qualidade e / ou sistema de gestão ambiental do fornecedor, conforme abaixo.
4.1.3.2. Avaliação do sistema de gestão (ambiental e/ou da qualidade) do fornecedor:
O sistema de gestão do fornecedor pode ser avaliado por uma (ou mais) das alternativas abaixo:
- Visita técnica;
- Auditoria de Sistema / Auditoria de Processo;
- Questionário de auto avaliação;
- Análise da competência do fornecedor (Certificações, documentos, etc.).
- Pesquisa sobre o fornecedor na Internet, Site, e indicação.
Nota: Para os fornecedores da Truck Bus ligados à cadeia OEM, é pré-requisito certificação ISO 9000, salvo derroga específica do cliente em questão.
Visita técnica:
Através desta visita, realizada pelo Comprador ou pessoa indicada, é avaliado o sistema de gestão do fornecedor. Para tanto, avalia-se a documentação do sistema de gestão existente na empresa, se ela atende às necessidades da TRUCK BUS e se está devidamente implementada, isto é, se a empresa segue a documentação apresentada.
Quando aplicável, deve-se informar ao fornecedor as informações relativas a aspectos e impactos ambientais significativos pertinentes, descritos no LAIA e verificar como os mesmos são atendidos.
Em complemento, avalia-se também a capacidade tecnofabril do fornecedor, evidenciada através da experiência e formação do seu quadro de funcionários e instalações, equipamentos e processos produtivos existentes.
Concluída a visita, seu executor informa o resultado da avaliação ao Comprador (quando aplicável), de forma documentada (por exemplo, memorando).
A qualificação realizada desta forma é válida por 3 anos, desde que o fornecedor não deixe de fornecer insumos ou serviços por um prazo superior a 9 meses. Terminado este período, o fornecedor deve ser reavaliado conforme sistemática detalhada neste procedimento.
...