Avanço do Brasil na República
Por: Jéssica Bello • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
- “(...) verificamos que mesmo com um legado de ineficiência da administração burocrática, desequilíbrio das contas públicas, alta concentração de renda e debilidade das instituições democráticas, o Brasil avançou bastante nesse quase um século de República.” (p.49). Explique, tendo por base o período estudado, o trecho em destaque.
Como vimos neste capítulo e na realização dos exercícios de aprendizagem desenvolvidos a cima no período da república velha nosso país possuía apenas uma economia baseada na exportação de café, com uma política reduzida a dois centros de produção, São Paulo e Minas, comandando o funcionamento e a gestão do Brasil. Ao passar do tempo tivemos as novas posses de governo e podemos destacar: a Era Vargas que separou o país em antes e depois de Getúlio Vargas devido ao impulso dado a siderurgia e outras produções, além da implantação de leis na constituição se voltando a melhorar as condições trabalhistas. Em seguida o governo de JK ambicioso em suas metas, trabalhando a fim de cumpri-las e melhorar ainda mais em menor tempo o desenvolvimento econômico do País. E por fim deste capítulo, o período militar que da mesma forma procurou aumentar a produção interna e os lucros, ainda que forçadamente diante de períodos críticos na economia mundial.
Portanto, ainda que para crescer possa ter havido momentos críticos de altas inflações, dividas externas e com consequências danosas refletidas até os dias atuais, todo o desenrolar político até o final do Governo Militar permitiu o país desenvolver e progredir diante da política, cultura, sociedade e economia que possuíamos ao final do período imperial e início da Republica velha.
...