Ação Civil Publica
Exames: Ação Civil Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claueli • 5/10/2014 • 617 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
EXMO SR JUIZ DE DIREITO DA .......VARA CÍVEL DA COMARCA DE ................
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO RECANTO DO SOL , por meio de seu advogado infra assinado, com fulcro nos artigos 127 e 129, III da Constituição Federal, na Lei 7.347/85 e demais documentos legais pertinentes à espécie, vêm, com o devido respeito, perante V. Exa. propor a presente
AÇÃO CIVIL PÚBLICA, em face de
XY LTDA, empresa situada a......., pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
I- FATOS
A requerida adquiriu uma chacara denominada RECANTO DO SOL pretendendo instalar no local uma oficinade conserto de suas maquinas e deposito de material e de destroços de veiculos acabados.
Ocorre que a chacara é um dos apraziveis do local, composto de vivendas ajardinadas, algumas antigas, com arborização feita a capricho, funcionando ao lado duas escolas confinantes com o terrena adquirido pela empresa requerida.
II- DIREITO
Na expressa disposição do Art. 1º da Lei 7.347/85, a qual disciplina a Ação Civil Pública, regulam-se por esta lei as ações de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente.
Segundo o ilustre Professor José Affonso da Silva:
...a qualidade do meio ambiente se transformará num bem, num patrimônio, num valor mesmo, cuja preservação, recuperação e revitalização se tornam um imperativo do Poder Público, para assegurar a saúde, o bem estar do homem e as condições de seu desenvolvimento. Em verdade, para assegurar o direito fundamental à vida.
Abordando propriamente a questão, a responsabilidade civil ambiental é de cunho objetivo, não se questionando a respeito da culpa, onde se perquire o nexo de causalidade, adequado a relacionar a conduta ao resultado danoso, bastando assim a ocorrência da conduta e do dano ambiental, ligados pelo nexo causal para ensejar a responsabilidade, fato gerador de obrigação de reparar o patrimônio ambiental lesado, independente de culpa.
Neste caso, a degradação ao meio ambiente é constatada pela simples existência da atividade mineraria, que se diga de passagem, irregular.
Diz a Carta Magna:
“Art. 225, § 2º- aquele que explorar recursos minerais, fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica, pelo órgão público competente, na forma da lei.”
Ademais, a conduta do requerido, viola os preceitos da Lei Maior:
“ Art. 225- Todos tem direito ao meio ambiente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende- lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.”
A Ação Civil Pública para a recuperação de dano ambiental, conforme entendimento predominante, pode ser ajuizada contra o responsável direto ou indireto, ou contra ambos, uma vez que de certa forma todos contribuíram para a sua ocorrência, sendo patente a solidariedade. Neste sentido:
(TJRS- 200869) DIREITO PÚBLICO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL- SOLIDARIEDADE DOS DEMANDADOS: EMPRESA PRIVADA, ESTADO
...