TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Do Plano De Desenvolvimento Da Educação (IDEB/Programa Mais Educação)

Trabalho Universitário: Ações Do Plano De Desenvolvimento Da Educação (IDEB/Programa Mais Educação). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Acadêmico: Richard Lopes Correia

Professora: Adriana de Freitas

Matéria: Prática Docente IV

Período: 4º

Data: 01/11/2014

Atividade avaliativa: pesquisar sobre duas ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e falar sobre elas.

IDEB (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)

O IDEB foi criado em 2007 e tem como finalidade principal medir a qualidade do aprendizado brasileiro e estabelecer metas para a melhoria de ensino, sendo criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado de forma anual.

As médias de desempenho utilizadas são: Prova Brasil, para escolas e municípios e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os estados e o País, realizados a cada 2 anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

A sua finalidade é de ampliar as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável de forma nacional e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será mudado, mostrando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB vai de 0 a 10.

Ele também é essencial por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.

Este índice é calculado conforme dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médio de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEBs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos IDEBs dos estados e do alcance nacional).

A forma geral do IDEB é dada da seguinte maneira

IDEBji = Nji Pji;

Na qual,

i = ano do exame (Saeb e Prova Brasil) e do Censo Escolar;

N ji = média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador entre 0 e 10, dos alunos da unidade j, obtida em determinada edição do exame realizado ao final da etapa de ensino;

P ji = indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de ensino dos alunos da unidade j.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Além disso, ele faz um link com a meta de número 6 do Plano Nacional de Educação, que indica o oferecimento de educação em tempo integral de no mínimo 50% nas escolas públicas, mas que alcance 25% dos alunos na educação básica.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e pertencentes ao Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e consoante com o projeto educativo em curso, tem a opção de desenvolver atividades nos grandes campos de acompanhamento pedagógico, com as quais são ofertadas 6 atividades: educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Para isso, existe um manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha a resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com