Bacharel Em Direito
Trabalho Escolar: Bacharel Em Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vandeildo27 • 4/1/2015 • 3.992 Palavras (16 Páginas) • 268 Visualizações
Conteúdo principal | Mapa do site | Cabeçalho (em texto) (em mp3) | Sobre links
+ INICIALDIREITOS HUMANOS
Ações afirmativas Campanhas WDSD 2014 WDSD2010 WDSD2011 WDSD2012 WDSD2013 Comunidades Denúncias Discriminação Diversidade Políticas públicas Preconceito ENTREVISTAS
INCLUSÃO SOCIAL
Acessibilidade Cultura Deficiência Educação Esporte Legislação … Convenção Mercado de Trabalho Saúde NOTÍCIAS
Áudio Cursos e eventos Editais Inclusive Reportagem Traduções Vídeo OPINIÃO
Colunas especiais + De nossa parte Mídia e Deficiência Sabor e Acessibilidade RECURSOS E PUBLICAÇÕES
Blogs e Webs Cartilhas e manuais Downloadables Filmes e mídias Lançamentos Livros Produção acadêmica Relatórios Resenha e Crítica Revistas A Inclusive
Mapa do siteSala de vídeosEspaço acadêmicoAgendaContatos e expedienteEnvie seu texto, pauta, etc.RSS FEEDSTexto originalSugira uma tradução melhor
--------------------------------------------------------------------------------
Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada
sexta-feira, dezembro 11, 2009
Envie por e-mail | | Por Equipe Inclusive
por Sandra Mestre da Cunha – sandramdcunha@gmail.com
Copyright © 2003 Sandra Mestre da Cunha
_____________________________________________
Este documento pode ser copiado e distribuído segundo a licença Creative Commons Atribuição. Uso Não-Comercial Proibição de realização de Obras Derivada 2.5. Esta licença permite que o documento seja copiado, distribuído e lido sob as seguintes condições:
Atribuição. O utilizador deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Uso Não-Comercial. O utilizador não pode utilizar esta obra para fins comerciais.
Não a Obras Derivadas. O utilizador não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta. Para cada reutilização ou distribuição, deverá deixar claro para outros os termos da licença desta obra. Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que obtenha permissão por parte da autora. Qualquer direito de uso legítimo (ou “fair use”) concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislação local, não são em hipótese alguma afectados pelo disposto acima. Para mais informações, pode consultar o texto jurídico, na íntegra, no endereço web:
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pt/legalcode
Para adquirir o livro, consulte o melhor preço no Buscapé, neste link
_______________________________________________________
Conteúdo
1 Introdução — Apresentação do texto
2 Escolha do texto — Justificação
3 Principais interrogações
4 Contexto histórico
5 Estrutura
6 Procedimentos de observação
7 Principais conclusões
8 Universo teórico
9 Comentários
1 Introdução — Apresentação do texto
Goffman insere-se num grupo de autores da Escola de Chicago, que escrevem partindo de uma perspectiva Interaccionista Simbólica, corrente que se opõe ao Funcionalismo de Parsons (análise do macro-social). O Interaccionismo Simbólico centra o seu estudo nos contextos face-a-face da vida social, na interacção social presente na vida quotidiana que envolve a troca de símbolos? Quando interagimos com outros, procuramos constantemente “pistas” sobre o tipo de comportamento apropriado ao contexto e sobre como interpretar o que os outros pretendem.
Também Goffman explora os detalhes da identidade individual e social e das relações em grupo a um nível micro-sociológico observando a interacção social nas acções de todos os dias e foca a sua atenção na forma como cada um desempenha o seu papel e gere a impressão que causa nos outros em diferentes contextos.
Após já ter feito uma incursão no estudo da identidade individual e social através da sua obra, “The Pesentation of Self in Everiday Life”, em 1959, Goffman demostra grande interesse pelos casos desviantes com a obra em questão, “Stigma: Notes on the Management of Spoiled Identity”, de 1963 e “Asylums: Essays on the Social Situation of Mental Patinetes and Other Imnates” de 1961.
Estigma: Notas sobre a manipulação da Identidade deteriorada, é uma interessante viagem pela situação de indivíduos incapazes de se confinarem aos padrões normalizados da sociedade. São indivíduos com deformações físicas, psíquicas ou de carácter, ou com qualquer outra característica que os torne aos olhos dos outros diferentes e até inferiores e que lutam diária e constantemente para fortalecer e até construir uma identidade social.
Goffman analisa nesta obra, os sentimentos da pessoa estigmatizada sobre si própria e a sua relação com os outros ditos “normais”. Explora a variedade de estratégias que os estigmatizados empregam para lidar com a rejeição alheia e a complexidade de tipos de informação sobre si próprios que projectam nos outros, “Este livro, entretanto, ocupa-se especificamente com a questão dos ‘contactos mistos’? Os momentos em que os estigmatizados e os normais estão na mesma ‘situação social’, ou seja, na presença física imediata um do outro, quer durante uma conversa, quer na mera presença simultânea numa reunião informal”1
O texto que vou analisar é o segundo capítulo intitulado “Controle de Informação e Identidade Pessoal” e, trata essencialmente do indivíduo desacreditável e das suas estratégias de controle de informação que fornece aos outros.
2 Escolha do texto — Justificação
Escolhi esta
...