Bacterioplânctons E Comunidade Fitoplânctonica
Trabalho Universitário: Bacterioplânctons E Comunidade Fitoplânctonica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: StephanyRosa • 10/11/2013 • 456 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Bacterioplânctons e Comunidade Fitoplânctonica
Introdução
Ambas as comunidades planctônicas possuem importantes papéis nos ecossistemas aquáticos, entretanto os organismos dessas comunidades podem prejudicar tanto o local quanto os outros organismos nele existente.
Bacterioplânctons
Características Gerais
São os seres mais abundantes e diversificados do planeta, e habitam todos os tipos de ambientes aquáticos, desde um pequeno lago até o fundo do oceano, tendo importantes funções ecológicas, como a ciclagem e mineralização de nutrientes.
São seres unicelulares, procarióticos, de pequeno tamanho, e possuem diversas formas, podem ser individuais, ou em colônias, e vivem em toda a coluna d’água.
Distribuição no Ambiente Aquático
A distribuição no ambiente aquático é dada pela função do organismo.
Os bacterioplânctons que fazem a ciclagem da matéria orgânica, habitam o fundo dos lagos.
Os fixadores de nutrientes minerais vivem na coluna d’água.
Importância Ecológica no Ambiente Aquático
A ciclagem da matéria orgânica é realizada por esses organismos, a fixação de nutrientes minerais no ambiente.
Em altas temperaturas a taxa de decomposição que esses organismos realizam aumenta bruscamente, com isso eles consomem mais oxigênio.
Análise de Biomassa
A biomassa esta relacionada com o conteúdo de carbono nas células bacterianas.
Inicialmente o método utilizado para a contagem das bactérias planctônicas era o plaqueamento, hoje em dia as técnicas mais utilizadas são a de microscopia de epifluorescência e a citometria de fluxo.
Comunidade Fitoplânctonica
Características Gerais
Em biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos, são autotróficos e que vivem dispersos flutuando na coluna de água.
Fitoplanctôns são seres fotossintetizantes, ou seja, para absorverem o gás carbônico presente na água e liberarem oxigênio, e ele é responsável por 98% do oxigênio presente na atmosfera.
Os fitoplanctôns também fazem parte da cadeia alimentar, estando na sua base.
Fazem parte deste grupo organismos tradicionalmente considerados microalgas ou algas.
Micro e Macro Algas
Cyanophyta (Algas Azuis)
Chlorophyta (Algas Verdes)
Charophyta
Euglenophyta
Heterokontas (Algas douradas e diatomáceas)
Cryptophyta
Dinoflagelados
Adaptações e Flutuação
As adaptações ocorreram como uma mutação, sendo uma forma de evolução genética, com isso os organismos podem se locomover por toda a coluna d’água, sendo elas:
Bainha
...