Bncc Para Educação Infantil
Por: Crisna Tenório • 26/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 140 Visualizações
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso: Pedagogia
Acadêmica: Leide Laura Dos Santos
Professora: Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
O presente trabalho é uma analise de alguns pontos da BNCC na educação infantil. A educação infantil na BNCC; A educação infantil no contexto da educação básica; Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação básica.
Com a constituição Federal de 1998, tornasse dever do estado a fornecer atendimento em creches e pré escolas para crianças de zero a 6 anos de idade. Em 1996 com a LDB a educação infantil começa a fazer parte da educação básica assim como o ensino fundamental e o ensino Médio, com isso se antecipou o acesso ao ensino fundamental para 6 anos de idade, dessa maneira a educação infantil passaria a atender a faixa etária de zero a 5 anos de idade.
A educação infantil passou a ser de caráter obrigatório para crianças de 4 e 5 anos de idade. A constituição n 59/2009, tornasse obrigatório a educação básica dos 4 aos 17 anos.
A educação infantil é o inicio do processo educacional é o primeiro contato da criança com a escola é onde ela começa ter outros vínculos afetivos. A educação infantil deixou de ser vista apenas como ato assistencialista e passou a ser vista como educar e cuidar.As creches e pré escolas uni as suas propostas pedagógicas com a vivencia e os conhecimentos adquiridos no âmbito familiar para que com isso possam ampliar as experiências, habilidades e conhecimento dessas criança vindo a complementar á educação familiar. Portanto torna se de suma importância o dialogo entre família e escola, para que possa potencializar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças .
DCNEI, resolução CNE/CEB n 5/2009, em seu artigo 4 definem a criança como;
Sujeito histórico e de direitos, que , nas interações, relações e
praticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade
pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,
aprende, observa, experimenta, narra, questiona, e constrói
sentido sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
(Brasil,2009)
Conforme este artigo os eixos estruturantes das praticas pedagógicas na educação infantil é a interação e a brincadeira, é através delas que as crianças vão adquirindo conhecimentos , aprendizagem e interagir em sociedade. É no cotidiano da criança na escola na interação e na brincadeira entre as crianças e também com os adultos, que elas começa a lidar melhor com o afeto dela com outros, as emoções, resoluções dos conflitos, suas frustrações , tudo isso potencializa o aprendizado e no desenvolvimento da criança.
...