Brincando e Aprendendo
Por: simplesmentekel • 19/12/2018 • Projeto de pesquisa • 820 Palavras (4 Páginas) • 456 Visualizações
[pic 2]
Brincar é a forma mais sublime de descobrir
Albert Einstein[pic 3]
SUPERVISORA –RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA
APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA
De acordo os Métodos Montessoriano, a criança é como um ser livre, onde através de suas experiências ela pode auto-educar e auto-disciplinar, o mesmo baseia-se no fato de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta do que pela imposição do conhecimento.
O foco do presente Projeto “Brincando e Aprendendo” está em observar a relação de troca, levando a criança a conhecer e experimentar ao máximo elemento do próprio eu e do ambiente nos quais está vivenciando, propiciando que essa construção ocorra repleta de estímulo e desafios planejados de acordo com suas necessidades. Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de brincar e aprender na primeira infância. Nesta perspectiva, espera-se que os mesmos construam a sua autonomia, socialização, suas potencialidades e seus limites. No entanto, é a partir da relação com o outro que se aprende a valorizar e respeitar a diversidade, o trabalho com as linguagens corporal, musical, oral e escrita, as atitudes relacionadas à higiene, à alimentação entre outros. Tudo isso aliado às brincadeiras, pois enquanto brinca, a criança recria acontecimentos, desejos e necessidades. Sobretudo, desenvolvem habilidades individuais, tendo em vista que a linguagem é o primeiro contato com o mundo das ideias, que são representados por sons, gestos e imagens, assimilados desde o nascimento e construtoras do conhecimento.
Para Maria Montessori, “o espírito da criança se forma a partir de estímulos externos que precisam ser determinados”. Por isso, Montessori criou materiais simples e muito atraentes, projetados especialmente para provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito mais rico e interessante. (MACHADO, 1986)
Nessa perspectiva, o referido Projeto contempla temas relevantessobre o desenvolvimento infantil como a Identidade, linguagem, expressão corporal, coordenação motora/física,socialização, imaginário, habilidades individuais e visuais.Enfim, contextualiza as aprendizagens para que cuidador e crianças possam vivenciar a diversidade de situações em que envolvidos com a cultura do brincar, possam interagir, reiterar, criar com toda sua capacidade lúdica os significados necessários para que a aprendizagem se construa de forma significativa.
Portanto, a ludicidade é essencial para a criança, já que proporciona um ambiente agradável e prazeroso, dessa forma é mais interessante para criança aprender brincando, e através desse recurso é possível propiciar uma aprendizagem espontânea e natural.(Santos e Cruz,1997, p. 12).
OBJETIVO GERAL
- Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia por meio de brincadeiras, das inteirações socioculturais e da vivencia de diferentes situações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Desenvolver situações para a exploração do ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo espaço;
* Sensibilizar os cuidadores sobre a importância da exploração da habilidade física, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa);
* Promover brincadeiras com materiais que propiciem a descoberta e a exploração dos movimentos;
* Proporcionar situações imaginárias, vivenciar ideias e compreender significados.
* Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos, para análise de possíveis atrasos no desenvolvimento motor.
*Desenvolver a interação social, estimulando a parte cognitiva da criança.
METODOLOGIA
O referido Projeto será realizado no dia 28de setembro, no CRAS- Núcleo de Itatiaia,com o público (cuidadores/crianças) do Primeira Infância no SUAS, através de palestrastendo a participação de alguns profissionais, tais como; Pedagogos,Psicólogos e Fisioterapeuta.
...