TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying Na Escola

Por:   •  29/9/2024  •  Monografia  •  6.476 Palavras (26 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE

JOÃO BATISTA DA COSTA

BULLYING NA ESCOLA

OURICURI – PE

2016

JOÃO BATISTA DA COSTA

BULLYING NA ESCOLA

Monografia apresentado à UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Ouricuri, como requisito final para obtenção do título de graduação em Pedagogia.

ORIENTADOR (A)

OURICURI – PE

2016

JOÃO BATISTA DA COSTA

BULLYING NA ESCOLA

MAMOGRAFIA APRESENTADO EM

______/______/_______

BANCA EXAMINADORA

ORIENTADOR (A)

___________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

“O Bullying é uma violência que cresce com a cumplicidade de alguns, com a tolerância de outros e com a omissão de muitos”.

Gabriel Chalita

DEDICATÓRIA

        Dedico este trabalho a Deus e a todos que são ou foram vítimas de Bullying. A todos vocês, o meu mais profundo respeito, com a certeza de que não estão sozinhos nessa luta.  Estaremos juntos e unidos para lugar contra este vilão que não vai vencer esta batalha. Unidos nesta batalha seremos mais que vencedores, com a mais certeza absoluta da vitória trabalhando em sala de aula com este objetivo, vencer este mal que se chama bullying.

AGRADECIMENTOS

        A Deus, o senhor da vida, que na sua bondade infinita proporcionou-me coragem e oportunidade para a realização de mais uma conquista.

A Carmelita Maria de Jesus minha mãe heroína, que hoje 06/06/16, encontra-se numa mesa de hospital fazendo uma cirurgia buscando a cura de um câncer. Obrigado minha mãezinha por me fazer ser o que sou hoje. Que o criador do universo te der a cura em nome de Jesus.

Aos meus professores, pela paciência, que com sabedoria, transmitiram seus conhecimentos.

Aos colegas, pelo que juntos aprendemos e pelos conhecimentos compartilhados e que atualmente estamos na mesma sala novamente cursando agora psicopedagogia.

A minha esposa Apoliana Maria da Costa, pelo carinho e o apoio do decorrer desses anos.

A todos que torceram por este trabalho.

RESUMO

        O presente trabalho tem como finalidade definir o termo Bullying, que atinge uma grande proporção de crianças e adolescentes vítimas de atitudes agressivas, repetitivas, intencionais e executadas dentro de uma relação desigual de poder, onde desequilíbrio são as características que tornam possível a intimidação da vítima. Através deste trabalho busquei o conhecimento da lei Lei nº 13.185/2015 de 06 de novembro de 2015 e da lei nº 13.995 de 22 de dezembro 2009 e as garantias a inclusão de medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying escolar descrito neste trabalho.

PALAVRAS-CHAVES: comportamento agressivo, vitimização, cyberbullying, Lei nº 13.185/2015 de 06 de novembro de 2015 Lei 13.995 de 22 de dezembro de 2009.

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

A violência apresenta uma ameaça ao processo educacional em geral (ensino aprendizagem), causando consequência a curto e longo prazo na vida da pessoa. Bullying é o ato de praticar, de se envolver com a violência física ou psicológica, execuções repetidas da ação, envolvendo crianças e adolescentes que apresentam relacionamento de com desequilíbrio de poder. A palavra Bullying é pouco conhecida, apesar de sua definição ser bem compreendida por estar presente em muitos momentos de nossas vidas e trata-se de uma forma de violência. Ações que podem identificar a ocorrência de Bullying: colocar apelidos, ofender, zoar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, descriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, chutar ferir e roubar. Todavia estas formas podem ser diretas ou indiretas. Recentemente a tecnologia deu nova cara ao problema, E-mails ameaçadores em sites de relacionamentos e torpedos, com fotos e textos constrangedores para a vitimização foram batizados de Cyberbulying. Este trabalho tem como objetivo disponibilizar informações a profissionais da educação bem como profissionais de outras áreas.

        Portanto enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar, com o Bullying, serão mínimas as chances de reduzir as outras formas de comportamentos agressivos e destrutivo.

  1. O QUE É BULLYING?

O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possíveis a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de Bullying possíveis, o quadro a seguir relaciona algumas ações que podem estar presente:

Colocar apelidos

Humilhar

Intimidar

Dominar

Ofender

Fazer sofrer

Perseguir

Agredir

Zoar

Discriminar

Assediar

Chutar

Gozar

Excluir

Aterrorizar

Empurrar

Enganar

Isolar

Amedrontar

Ferir

Sacanear

Ignorar

Terrorizar

Roubar

O primeiro cuidado que devemos ter é de agir de tal modo, que entre nós e as crianças se estabeleça uma ponte de confiança, por onde possamos ir até elas, e elas por sua vez, sejam capazes de vir até nós (Cecília Meireles, 1901, p.29)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (221.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com