AS FUNÇÕES DA ESCOLA, A ESTRUTURA DIDÁTICA E A QUALIDADE DO ENSINO
Por: lucianatiago555 • 23/11/2016 • Resenha • 2.481 Palavras (10 Páginas) • 1.326 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
CURSO DE PEDAGOGIA
AS FUNÇÕES DA ESCOLA, A ESTRUTURA DIDÁTICA E A QUALIDADE DO ENSINO
ALUNA: LUCIANA APARECIDA EVANGELISTA TIAGO
ESPINOSA – MG
JULHO- 2016
Capitulo 2: As funções da escola, a estrutura didática e a qualidade do ensino
Neste capitulo será abordado a visão dos educadores e dos usuário de uma escola pública sobre:
• O papel da educação escola, e qualidade do ensino.
• As relação dos professores com a estrutura didática da escola.
Funções da escola e qualidade do ensino
Para início de conversa a investigação debateu questões referente ao fins da educação escola e questões que refrete a escola apenas como uma mera reprodutora de informações de modo apenas a preparar os alunos para o mercado de trabalho.
A escola fundamental tida como agencia educativa deve propor apropriação da cultura e crenças, promovendo a valorização de seus alunados juntamente com tudo que é produzido que o constitui como ser histórico.
O autor da pesquisa diz que a função da escola é a formação do cidadão em sua dupla dimensão a individual o homem como sujeito portador autônomo de vontade e a social convivência livre bem como construção histórica.
A educação deve referir se a formação da personalidade do educando em sua integridade e não apenas aquisição de conhecimento, onde se faz necessário adaptar os conteúdo de forma que acrescente para uma formação integral, para que possa superar o ensino tradicional baseado em depósito de informações.
Os conteúdo das disciplinas deve incluir elementos promotores da formação integral, incluindo a forma democrática de ensinar revestindo se do potencial formador de personalidade democráticas, promovendo a condição de sujeito do educando.
Retratando o papel da escola
Foi realizado um entrevista com os professores de uma escola pública questionando qual o papel da escola, os rebate se fundamentam em um senso comum e com declarações do tipo a escola prepara para vida, ensina a ler e escrever, e também preparar o aluno para enfrentar o trabalho.
O interlocutor apresentou aos professores o que significa educação para a democracia, foi possível observa interesse sobre o assunto, reconhecendo que seu papel social é realmente digno e vale a pena acredita.
A cultura não aparece como direito
O autor da pesquisa esclarece que diante das falas foi possível perceber que maior que seja a responsabilidade do professores com a formação dos cidadãos, nada é apresentado relativo ao direitos das pessoas de apropriar de uma cultura e assim usufruir doa bens culturais que foram herdado historicamente.
É possível reconhecer que somente a elite tem direito a usufruir deste bens, que a sociedade criou com seu esforço, sendo classificada como educação de massa que continua em um perspectiva tradicional e mera reprodutora de conhecimento.
Educação se dava em casa
A professora Cristina, que atende aluno iniciante do 1º ano, admite que é funções da escola trabalhar e ensinar os conteúdo, sendo conhecimento somente aquilo apresentado nas disciplinas escolares, matemática, ciências, língua portuguesa. A cultura, crença, e o conhecimento dos alunos originado de seus ambientes familiar ou seja do senso comum para a professora é uma situação difícil de ser trabalhado, o que é importante é trabalhar os conteúdo das disciplinares.
A escola de hoje
Não se refere apenas a transmissão de conteúdo como no passado. A funções da escola de hoje supõem uma educação para formar sujeitos em sua integridade, e não apenas dota-los de informações.
É possível que se busque ter consciência das funções escola na apropriação da cultura por meio da educação, outro ponto levantado é que as transformações do meio urbano, fez se necessário maior complexidade da funções educacional, sendo indispensável que o educador procures compreender o que consistir em estas novas funções no processo educacional.
Difícil dizer o que é bom ensino
Os professores apresentam dificuldades em identificar o que realmente se atenta para um bom ensino, com resposta do tipo bom ensino é sentir prazer em está na escola.
A qualidade em si tem vários âmbitos que precisa ser trabalhados, a sala de aula, a família, a sociedade como um todo, oferecendo o que temos de melhor o outro docente disse que os professores devem trabalhar aquilo que os alunos precisam no seu cotidiano, os professores diante do dialogo procuram e levantam questionamento e ao mesmo tempo soluções para o bom ensino.
A boa escola pública de ontem
Neste tópico é abordado a escola que se passou a várias décadas e a escola de hoje, na qual procuram responde sobre a questão de qualidade na educação, onde o professor Carvalho diz que saber produzir um texto, uma carta para a família no nordeste é um dos meio de identifica a qualidade no ensino, e os alunos de hoje não conseguem.
Diante disto É possível dizer que as escola tradicionais proporciona o qualidade de ensino, mas outros fatores devem ser considerados pois os aluno de ontem não são os mesmos de hoje.
No discurso podemos compreender que a boa escola tradicional de três a quatro décadas traz recebia alunos de camada rica, referindo somente ao conteúdo tradicional sem nenhuma base de ideal democrático, os que não se destacavam eram excluídos logo de início.
E a escola privada de hoje
Diante da escola pública de ontem o mesmo se pode dizer das boas escola privadas atuais que continua tradicional com reputação de boa escola
...