CARACTERÍSTICAS DO NEOCLASSICISMO
Trabalho Universitário: CARACTERÍSTICAS DO NEOCLASSICISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycevm • 2/11/2014 • 450 Palavras (2 Páginas) • 2.771 Visualizações
6. CARACTERÍSTICAS DO NEOCLASSICISMO
Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras)
Processos técnicos avançados
Sistemas construtivos simples
Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais
Formas regulares, geométricas e simétricas
Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos
Uso de abóbada de berço ou de aresta
Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
Espaços interiores organizados segundo critérios
Pórticos colunados
Entablamentos direitos
Frontões triangulares
A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque
7. IGREJA DE SANTA GENOVEVA – PANTHEON DE PARIS
O Pantheon (Latin Pantheon, do Panteão grego, que significa "todos os deuses") é um edifício no Quartier Latin de Paris, França. Panteão de Paris foi construído originalmente como uma igreja dedicada a Santa Genoveva, modelado após o Panteão de Roma, mas depois de muitas mudanças agora combina funções litúrgicas com o seu papel como um famoso local de sepultamento.
É um dos primeiros exemplos do neoclassicismo, com uma fachada, encimado por uma cúpula que deve um pouco de sua personagem em "Tempietto" de Bramante. Localizado no 5º distrito na Montagne Sainte-Geneviève, na rua Place du Panthéon (Paris) . Tem uma área de 110 metros de comprimento e 85 metros de largura (272 pés). (Figuras 6 e 7)
A Igreja dedicada inicialmente a Santa Genoveva, foi destinada posteriormente a ser túmulos de homens ilustres da França, tornando-se o Pantheon.
Em 1744, sofrendo de uma doença grave, Luiz XV de França fez o voto de criar uma igreja em honra de Santa Genoveva, consagrada como padroeira de Paris. Restabelecido encarregou o diretor geral dos edifícios reais, de erigir uma igreja no local da antiga abadia de Santa Genoveva, que até então estava em ruínas.
O edifício começou a ser construído em 1758, mas devido a dificuldades financeiras e à morte de Soufflot em 1780, a sua construção foi adiada. Foi finalmente retomada pelo sócio de Soufflot, Jean-Baptiste Rondelet, vinte e seis anos depois. A Assembleia Nacional decidiu, entretanto, que o edifício deveria servir de necrópole para as mais grandiosas individualidades de França. O mesmo foi modificado neste sentido e o frontão contém a seguinte inscrição: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” - Aos grandes homens, a pátria reconhecida.
Inspirada no panteão romano de Agripa, a fachada principal está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular clássico. (Figura 8)
Os arquitetos do Pantheon foram Jacques-Germain Soufflot e Guillaume Rondelet, construído entre os anos de 1757
...