CASO CONCRETO 1 - CONSTITUCIONAL I
Artigo: CASO CONCRETO 1 - CONSTITUCIONAL I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joy0929 • 8/4/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Caso concreto 1
Respostas:
Questão 1:
O pluralismo principiológico favorece na estabilidade da CRF/88 pois possui amparo tanto no liberalismo quanto em princípios de valor socialista. O Estado é mantido como o controle social de forma que não permita que o liberalismo se expanda muito. E, o liberalismo permite novas fontes de poder econômico não podendo ultrapassar os limites regulamentados pelo Estado.
Questão 2:
A doutrina classificaria a CRF/88 como uma Constituição escrita, formal, dogmática, promulgada, super rígida, analítica, heterodoxa e dirigente.
Caso concreto 2
Respostas:
Questão 1:
Não seria correto afirmar que ocorre um vício de inconstitucionalidade nesta Lei, pois a norma indicada pelo advogado possui eficácia contida, ou seja, a Lei 9.099/95 atua como forma de contenção dos efeitos do disposto no art. 133, CRFB.
Questão 2:
Não seria possível a manutenção desta Emenda Constitucional, pois a Constituição de 1988 não permite, através de norma de eficácia plena, o monopólio estatal.
Caso concreto 3
Respostas:
Questão 1:
Irá prevalecer o princípio da superioridade Constitucional e o da filtragem Constitucional. O princípio da igualdade pode embasar a Lei 8.112/90. Logo há uma inadequação material perante a Constituição, não sendo, portanto, as leis contempladas. Então, o pedido do militar deve ser indeferido, pois confronta o princípio da igualdade presente no art. 5° Caput da Constituição Federal
Questão 2:
Não assiste razão a este caso, pois não houve ofensa ao princípio da razoabilidade. O exercício fora edificado em data anterior à data da realização dos testes físicos através do Diário Oficial, ou seja, havia sido publicado a mudança na forma como executar o exame de forma legítima. Vale ressaltar que este edital faz correção a forma de se efetuar “flexões abdominais” posta de forma errônea, anteriormente.
...