CCB Internacional
Exames: CCB Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolinepaes • 10/5/2014 • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
ETAPA 1 - Aula-tema: Perspectivas da contabilidade internacional. Adoção pela primeira vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros – IFRS.
O RESUMO: A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é bem antiga. Já no início da civilização a Contabilidade tinha uma função: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 a.C, outros dizem 6.000 a.C.
O que fica bem claro é que mesmo sem moeda, escrita ou número, a Contabilidade, como inventário, já existia, ficando evidenciado que ela é tão antiga quanto a existência do homem em atividade econômica. Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.
Na Bíblia, a relação de bens de Jó demonstra um cuidado no controle do seu patrimônio pessoal. Por questões espirituais, Jó perde sua fortuna, tornando-se um homem pobre, sem nenhum bem. Mas no final do livro, também por motivos espirituais, ele recupera sua fortuna e não deixa de reencontrar um contador, que num certo momento, apresenta um relatório, onde mostra que sua riqueza estava duplicada em relação ao primeiro inventário. Esse e diversos exemplos mostram que a Contabilidade já existia com o primitivismo dos povos, ainda que os conhecimentos da matemática, das letras, dos negócios e até mesmo doe patrimônio fossem limitados.
Foi o pensamento no “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. À medida que as operações econômicas se tornam mais complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Republica Romana (200 a.C) já traziam receitas de caixas classificadas em rendas e lucros e despesas compreendidas nos itens salários perdas e divisões.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá
Podemos resumir a evolução da Ciência Contábil da seguinte forma:
Contabilidade do Mundo Antigo – início da civilização até 1202 da era Cristã.
Contabilidade Medieval – período que vai de 1202 até 1494
Contabilidade do Mundo Moderno – período que vai de 1494 até 1840
Contabilidade do Mundo Cientifico – período que vai de 1840 e continua até hoje
FREI LUCA PACIOLI
O principal marco deste período foi a primeira literatura contábil relevante, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressando a causa/efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”.
Pacioli apesar de ser considerado pai da contabilidade não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na toscana, desde o século XIV.
ESCOLA CONTÁBIL NORTE AMERICANA
O surgimento do American Instituto of Certield Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; várias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos EUA. Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade, o que não ocorreu com as escolas europeias, onde as universidades foram decrescendo em nível e importância.
No inicio do século atual, com o surgimento das gigantescas corporações, aliado ao formidável desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinário ritmo de desenvolvimento que os EUA experimentaram e ainda experimenta, constitui um campo fértil para o avanço das teorias e praticas contábil. Não é por acaso que atualmente o mundo possui inúmeras obras contábeis de origem norte americana que tem reflexos diretos nos países de economia.
NO BRASIL
No Brasil, a tesourarias de fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e
...