CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO GRADUAÇÃO EaD
Por: Cris Gil • 1/4/2022 • Projeto de pesquisa • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRADUAÇÃO EaD
RA: 8138724
Curso: gestão publica
Aluno: marcos Antônio almeida da silva
Polo de são Miguel do Guaporé -RO
Educação Ambiental Em Coleta Seletiva De Lixo
RESUMO:
O acentuado crescimento demográfico seguido do grande desenvolvimento tecnológico vem aumentando consideravelmente a quantidade de resíduos sólidos refugados pelo homem, problemática que assume proporções ainda maiores na medida em que se verifica a redução de disponibilidade de áreas para disposições dos dejetos e o seu alto potencial de contaminação do meio ambiente. O Brasil ainda está muito longe de se tornar em reduzir, reutilizar e reciclar. O presente projeto ressaltar a importância da educação ambiental como mecanismo eficaz nos problemas oriundos do lixo, sensibilizando na destinação do uso da coleta seletiva. O foco desta pesquisa direciona - se ao assentamento Miguel Arraes no município da Aliança - PE, pois embora seja emergente, já apresenta problemas relacionados com a destinação do lixo. O método utilizado foi a observação direta, onde pode-se constatar que a população e os órgãos competentes ainda não despertaram para o uso da reciclagem e aproveitamento dos resíduos onde os mesmos são queimados e jogados nos quintais das próprias residências. É imprescindível para o assentamento para o trabalho inicial e continuo de educação ambiental, com foco na coleta seletiva e reciclagem do lixo na comunidade, para evitar futuros problemas e melhorar as condições de vida proporciono o ambiente saudável, gerando a população a população um bem-estar
INTRODUÇÃO:
O presente artigo foi realizado focado nos educandos e educandas do Pro jovem Campo saberes da terra II, no assentamento Miguel Arraes, que pertence ao engenho maré no município de Aliança. Objetivando a educação ambiental e problemas com o lixo, sensibilizando os educandos e educandas a importância de reaproveitar o lixo através da coleta seletiva para a reciclagem. Desenvolver a construção de atitudes de corresponsabilidade para a preservação do planeta terra, com equilíbrio ecológico e com desenvolvimento sustentável. Aprender conceitos relacionados a questões de meio ambiente. Este estudo visa promover mudança comportamental dos educandos (as) da turma Maria Enedina das famílias do assentamento Miguel Arraes Aliança – PE, com a formação de novos hábitos relacionados a utilização responsável dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos. No tempo escola com estudo do eixo desenvolvimento sustentável com enfoque territorial para atender os objetivos determinados construímos a metodologia de trabalho que possibilite a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo analise importantes na pratica relativa no meio ambiente escolar e do assentamento. Do qual trabalhamos na semana do meio ambiente, apresentando um DVD mostrando as consequências do homem ao meio ambiente, em seguida debatemos com os educandos (as), os mesmos expressaram a destinação do lixo, que era realizado de forma inadequada a intervenção direcionada para o problema detectado foi através de uma palestra com a educadores Lineide Rodrigues Justino da Silva Especialista em metodologia do ensino da geografia aplicada ao planejamento ambiental, e Lenido Justino da Silva graduado em pedagogia que abordaram o tema: resíduos sólidos. No tempo comunidade foi realizada uma pesquisa de como destinavam o lixo, o resultado foi que a maioria da comunidade queimava o lixo, os próprios educandos (as) como participaram da palestra orientaram a comunidade como deve ser feito o procedimento, adequado.
DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Uma definição de educação ambiental é postulada por AB'SABER (1996, p. 47), segundo o autor, a Educação Ambiental é o conhecimento da estrutura, da composição e da funcionalidade da natureza, das interferências que o homem produziu sobre esta estrutura do planeta terra.
Moramos no planeta terra, na superfície terrestre onde acontecem as transformações ambientais. Todas essas transformações decorrem através de trabalho em formas diferentes. Tudo isso provoca impacto ambientais, assim como a disposição final do lixo.
Nos seres humanos produzimos lixo e todo tipo de impacto ambiental e como não podemos mudar de planeta precisamos modificar nossas atitudes, buscando soluções para cuidar do ambiente onde vivemos. Quando conhecemos os resultados das nossas ações, podemos mudar nossos hábitos, garantindo a sustentabilidade humana e ambiental.
O ambiente possui todos os elementos que são objetos de estudos da maior parte das áreas de conhecimento. Por sua vez, a educação ambiental deve ser entendida como um processo de compreensão do ambiente, em todas as suas dimensões, com vistas ao equilíbrio e a sustentabilidade ambiental.
A educação deve acontecer no cotidiano, na medida em que vivemos e aprendemos os valores da vida, com a natureza. É, nesta perspectiva, que surge a educação ambiental, inserida na vida e no dia a dia de todos os indivíduos. Educação ambiental é, portanto, uma postura de respeito e responsabilidade com o ambiente.
Nas comunidades urbanas e rurais, ocorrem diferentes impactos ambientais que exigem a prática da educação para a gestão dos conflitos ambientais, com vistas a desenvolver ações de forma mais adequada para transformar os diversos ambientes atingidos por esses conflitos.. e necessário que a população se organize e comece a se posicionar frente aos problemas existentes, e para isso deve contar com a participação de todos.
A constituição brasileira de 1988 menciona como responsabilidade do poder público: promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização do ambiente, reforçada na política nacional de educação ambiental (PNEA), estabelecida na lei 9795/99. As pessoas devem ser educadas, a fim de que suas relações com o ambiente mantenham a sua subsistência de modo sustentável.
Tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos pode ser considerado meio ambiente. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução também.
Elementos físicos como a terra, o ar, a água, o clima e os elementos vivos como as plantas, os animais, os homens e ainda os elementos culturais como os hábitos, costumes e o saber fazem parte desse meio.
E saiba que o dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou desse tema.
A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.
A ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, transformando as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto de intervenção educação ambiental: ambiente limpo, qualidade de vida. Em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio ambiente produzido na escola e no assentamento em que o educando vive de forma que possa participar e estabelecer relações, interagir transformar, é reelaborar e agir em seu meio e em outras realidades. Não adianta o assentamento está sensibilizado e conscientizado e continuar jogando lixo no mesmo lugar, poluindo as águas desmatando ou realizando outro tipo de ação danosa no caso as queimadas, seja por não perceber a extensão dessas ações ou por não se sentir responsável pelo mundo em que vive. Ha necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambienta/saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental (SEF), 1997.
CARVALHO, Ana Lucia Lima de Oliveira; ALMEIDA, Ivanda da Silva Machado; QUEIROZ, Maria do Carmo Araújo Nascimento. Meio ambiente. 2003. 53 f. Licenciatura (Curso de Pedagogia) – Faculdade da Ibiapaba, Centro de Ciências Sociais. São Benedito – CE, 2003.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1991.
FRAGA, C.F.O. O Ensino de Ciências e o livro-texto no cotidiano escolar.
Recife. UFPE, Dissertação (Mestrado em Educação), 1994.
HOUCH, P. R. (presidente). Como salvar o planeta? Projetos escolares, O lixo na escola. Editora On Line, 2008. Ano I, n. I, p.23.
OLIVEIRA. S. M L Gestão Urbana e qualidade de vida: Geração e tratamento de resíduos sólidos. São Paulo: T.A Queiroz, 1995.
SILVA, D. T. S. Educação Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos. Sólidos na Escola. Cachoeirinha-RS: FASB, 2007.
PALADINI, Jaime. A educação ambiental no ensino médio: sua influencia na formação de novas gerações. Cadernos de pesquisa Sér. Bio., Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 2, jul/dec. 2003, p. 13-132.
...