CONCEITOS legal de crime
Resenha: CONCEITOS legal de crime. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryelly • 9/11/2013 • Resenha • 230 Palavras (1 Páginas) • 448 Visualizações
Buscando nos artigos 23 – 25 e na doutrina, compreender a definição de antijuridicidade como elemento na analise de crime.
que estas definições são inadequadas.
2. CONCEITO JURÍDICO DE CRIME
Para chegarmos ao conceito jurídico do delito, devemos fazê-lo à luz da norma, ou seja, do “dever ser”. Para tanto, primeiramente devemos saber o que compõe uma norma.
Ensina Everardo Luna “a norma é a unidade dialética entre preceito e conteúdo”.
Assim, preceito é a conduta descrita no tipo e conteúdo é o bem jurídico tutelado pela norma.
Toda norma tem uma fórmula que a expressa. Vejamos: No homicídio, por exemplo, a fórmula é: “Matar alguém. Pena – Reclusão de 6 a 20 anos”. Decompondo tal fórmula, constatamos que nela está presente uma conduta (matar alguém), que é chamada de preceito e uma sanção. O conteúdo, neste caso, é a preservação da vida humana.
Quando definimos o crime, sob a ótica das normas jurídicas, podemos fazê-lo dando ênfase ao preceito ou ao conteúdo da norma. O conceito do crime que dá ênfase ao conteúdo da norma é chamado de conceito material, onde crime seria assim, a ação que lesa, viola ou põe em risco o bem jurídico tutelado pela norma; o que dá ênfase ao preceito é chamado conceito formal do crime, que leva em conta os elementos formadores do delito e os seus atributos, ou seja, a tipicidade, a antijuridicidade e a
...