CONSTITUCIONAL
Pesquisas Acadêmicas: CONSTITUCIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ale007 • 24/11/2014 • 3.591 Palavras (15 Páginas) • 950 Visualizações
QUESTÓES OBJETIVAS
QUESTÃO 1
Questão objetiva
(fonte: VUNESPE - 2009 - TJMT - Concurso para o ingresso na Magistratura - Adaptada)
R: (E) Hans Kelsen; Emmanuel J. Sieyès; Benjamin Constant; e Ferdinand Lassale.
QUESTÃO 2
Questão objetiva: Analise as assertivas abaixo sobre o constitucionalismo ocidental e assinale a resposta CORRETA:
I. Plasmada em concepção negativista e minimalista do Estado, o constitucionalismo welfarista se atrela apenas ao catálogo de direitos de participação política e aos círculos de liberdades do indivíduo perante o Estado.
II. O paradigma constitucional do Estado Liberal de Direito ganha nova vida jurídica ao inovar o regime de proteção dos direitos fundamentais, seja pelo reconhecimento da igualdade material ou real, seja pela intervenção estatal nas relações privadas para garantir a proteção dos hipossuficientes.
R: a) as duas assertivas são falsas;
QUESTÃO 3
Questão objetiva:
Com o ocaso do modelo positivista surge o novo Direito Constitucional voltado para a Moral e a Justiça. Este novo modelo foi nominado de neoconstitucionalismo e incorpora grandes transformações paradigmáticas na hermenêutica. Marque a única opção que não se coaduna com este modelo contemporâneo da interpretação constitucional:
R: d) reconhecimento do direito como um sistema fechado de regras jurídicas
QUESTÃO 4
Questão objetiva (fonte: Exame OAB ? CESPE - 2009):
Associado à questão da aplicação dos direitos fundamentais de segunda dimensão é lícito afirmar que são direitos que têm sua efetividade afirmada segundo:
R: D) O mínimo existencial encontrado na dignidade da pessoa humana
QUESTÃO 13
Questão objetiva:O exame da eficácia horizontal dos direitos fundamentais é tema fundamental no constitucionalismo contemporâneo, na medida em que consolida a abertura do catálogo de direitos fundamentais e sua incidência nas relações jurídicas privadas. Assim sendo, assinale a alternativa correta:
R: (c) A aplicação de direitos fundamentais nas relações privadas é um fator limitador da autonomia da vontade, princípio elementar do Direito Civil.
QUESTÃO 14
Questão objetiva:
Acerca do pós-positivismo jurídico, analise as seguintes assertivas:
I - A dogmática jurídica pós-positivista supera o legalismo estrito;
II - A elaboração da escola pós-positivista busca seu fundamento na ideia de que o direito é um sistema aberto de regras e princípios;
III – No âmbito do pós-positivismo jurídico, a solução dos problemas constitucionais contemporâneos é encontrada no próprio texto da Carta Magna mediante aplicação do dogma da subsunção;
IV - Dentre outras, a dogmática pós-positivista caracteriza-se pela noção de sistema fechado de regras garantidoras da certeza jurídica máxima;
V- O pensamento axiológico-indutivo do direito é predominante na escola pós-positivista.
Somente é CORRETO o que se afirma em:
R: d. I, II e V.
QUESTÃO 15
Questão objetiva:
Analise as assertivas abaixo:
I - O fenômeno da constitucionalização do Direito infraconstitucional é o processo pelo qual se interpreta os Códigos à luz dos princípios constitucionais.
II – No contexto da atual fase da constitucionalização, as relações jurídicas entre particulares têm por verdadeira Constituição o próprio Código Civil.
III – O constitucionalismo do Estado Liberal caracteriza-se pela fase de dois mundo apartados, ou seja, um que impõe limites ao poder estatal, através de Constituições escritas, outro que visa proteger a autonomia da vontade, por meio dos Códigos Civis.
Somente é CORRETO o que se afirma em:
R:a) I e III
R:d) I e III
OBJETIVA 05
Questão objetiva
O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme, associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento. Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse superar as suas angústias estruturais. Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social.
Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 (com adaptações).
Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, a
R:B) segunda geração de direitos fundamentais.
OBJETIVA 06
Questão objetiva (fonte: FCC - Analista MPU 2007)
Analise as assertivas abaixo:
I. O direito à saúde (artigo 196), o direito à educação (artigo 205) e o princípio da anterioridade tributária (art.150, III, b) são exemplos de direitos fundamentais
...