CRIANDO NOSSA CIDADE INTELIGENTE
Por: alex_sb134 • 27/3/2021 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
CRIANDO NOSSA CIDADE INTELIGENTE
Os avanços tecnológicos e as práticas sustentáveis fez o mundo refletir sobre em como os espaços urbanos são utilizados hoje em dia. As cidades inteligentes ou smart cities, já deixaram de ser apenas um sonho e já é realidade no mundo atual. Essas cidades são conhecidas por seu desenvolvimento econômico e a qualidade de vida entre os habitantes. Com base em outras cidades inteligentes, aqui está um novo modelo de viver em sociedade no Brasil: A “Equacity” é um projeto da empresa Human Nature com auxílio do governo, e foi pensada para o público de baixa renda que vive em uma realidade precária de desigualdade social e merecem direitos básicos, como acesso à educação, saúde, emprego, cultura, e moradia. A cidade funciona com a participação de todos os habitantes, na educação, saúde, segurança, economia, mobilidade, meio ambiente etc. O projeto foi criado visando um novo ambiente, que possui inovação e tecnologia e que esteja ao alcance de todos os habitantes. A “Equacity” possui escolas, comércios, ambientes de lazer, centros universitários, hospitais, fontes de alimentos e o mais importante: saneamento básico, moradia e energia renovável.
Detalhadamente, grande parte da água utilizada na cidade é tratada para se tornar potável outra vez. Esse projeto foi inspirado em “Santa Ana” que utilizam um sistema de micropurificação e os protozoários e bactérias são eliminados após o processo. O governo também oferece cursos básicos de trabalho para as pessoas que não tiveram acesso a educação. O Sistema Único de Saúde (SUS) já é um projeto em prática no Brasil, e foi aplicado na nossa cidade inteligente visando o direito de todos terem acesso a saúde sem discriminação social ou racial. Os centros e postos de saúde, hospitais, laboratórios, bancos de sangue da “Equacity”, são acessados tanto pelos habitantes da cidade quanto os que não são, pois todos tem direito a saúde pública. Os habitantes da terceira idade, possuem aposentadoria e são integrados a sociedade por meio de cursos, como costura, gastronomia, esportes, artesanato, alongamentos, jardinagem e até informática, possibilitando o aprendizado em diferentes tipos de atuação e entretenimento para aqueles que desejam desfrutar dessas oportunidades e aproveitar a melhor fase da vida com dignidade.
O aplicativo “Conecta Equacity” foi desenvolvido para os habitantes se informarem sobre os gastos da sua casa, como a água, energia, e outros detalhes. Não podemos esquecer que, a partir do momento que o habitante possui emprego e meios de renda, ele já paga o seu aluguel. Antes disso, é o próprio governo que paga até você se estabilizar financeiramente. A questão da mobilidade na nossa smart city não é um problema, pois foi projetada para ter menos carros possíveis. Os ambientes de alcance como mercados ou hospitais, estão sempre localizados próximos as casas, assim, as pessoas vão até lá a pé ou de bicicleta. Existe um sistema de empréstimo de bicicletas que podem ser deixadas em lugares específicos e você pode usar pagando uma taxa a cada 30 minutos e também o sistema de bibliotecas em transportes públicos e em bancas pela cidade, para as pessoas praticarem a leitura quando possível e devolverem os livros quando terminarem. A empresa “Human Nature” tem projetos de smart cities em todo o mundo, e agora está desenvolvendo o projeto no Brasil. Um país cheio de desigualdade social mas com muita gente que merece ter uma vida de qualidade, um dos principais motivos pelo qual a cidade foi pensada para o público de baixa renda e não para a classe alta, foi exatamente isso, qual razão de criar um meio de viver bem para pessoas que já vivem?
...