ASPECTOS GERAIS ACERCA DAS CIDADES INTELIGENTES NO BRASIL E NO MUNDO.
Por: b_rainha • 3/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 690 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
ASPECTOS GERAIS ACERCA DAS CIDADES INTELIGENTES NO BRASIL E NO MUNDO.
Apesar de ser considerado um termo novo, cuja definição diverge entre a doutrina, o conceito de cidade inteligente ou smart city está diretamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico, sustentável e crescimento econômico dos centros urbanos, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, isto é, atender as necessidades de cada espaço social, mediante planejamento e gestão urbana. Neste sentido, preleciona Dutta S. et al:
As cidades inteligentes têm foco em um modelo particularizado, com visão moderna do desenvolvimento urbano e que reconhecem a crescente importância das tecnologias da informação e comunicação no direcionamento da competitividade econômica, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida geral; esse conceito vai além dos aspectos puramente técnicos que caracterizem as cidades digitais. (Dutta et al. 2011, p. 87).
Assim, uma cidade inteligente é aquela que através de politicas ativas faz uso da tecnologia para aperfeiçoar mecanismos de sustentabilidade, governança, educação, saúde, dentre outros a fim de tornar a infraestrutura urbana mais satisfatória à população. Neste mesmo raciocínio corrobora Nam; Pardo (2011a, p. 286), ao dizer que, as cidades inteligentes são aquelas que têm por objetivo a melhoria na qualidade dos serviços aos cidadãos.
Dito isso, verifica-se que atualmente temos diversos exemplos de cidades que se utilizam de recursos tecnológicos para privilegiar a vida em sociedade, melhorando assim, as condições de vida da população, com o surgimento de uma economia criativa baseada no estudo de dados, e pautadas na sustentabilidade.
A exemplo, cita-se a cidade de Nova York, Estados Unidos, considerada a cidade mais inteligente do mundo, ao desenvolver projetos voltados para informação, entretenimento e segurança, através de plataformas virtuais interativas, ao transformar antigas redes telefônicas em sistemas de promoção a internet para todas as pessoas, como forma de preservar a sustentabilidade, combinado ao acesso criativo a tecnologia.
Ademais, a referida cidade conta com a presença de sensores e câmeras instaladas no trânsito, possibilitando em tempo real o fornecimento de estatísticas e alterações dos padrões dos semáforos, fazendo com que seja reduzido o tempo de viagem, o que facilita a mobilidade urbana. Além disso, houve a inserção de sensores de presença em escolas espalhadas pela cidade, o que proporciona a redução das emissões de gases do efeito estufa, atrelada a economia de gastos.
Nesta perspectiva, acrescenta-se a cidade de Tóquio, Japão, marcada pelo alto nível tecnológico, através de medidas que proporcionam o controle inteligente da energia utilizada pelos habitantes, tanto em suas residências quanto nos prédios comerciais. Aliado a isto, a cidade conta com o apoio das maiores empresas do país que assumiram o comprometimento de implantar tecnologia na infraestrutura da cidade e melhoria de vida da população, como tem feito a Panasonic ao desenvolver um bairro ecológico, direcionado ao uso de energia renovável, por meio de sistema de automação que indica o melhor momento para lavar as roupas, segundo a previsão do tempo.
Destarte, em âmbito nacional, destaque-se a cidade de Curitiba, Paraná, representada pela diversidade de parques e áreas florestais, onde a prefeitura implantou sistema de reciclagem, ao incentivar a população a trocar seu lixo por verduras ou frutas. Além disto, levando em consideração que a maioria da população utiliza o transporte coletivo, os ônibus antigos são convertidos em escolas móveis, destinadas ao ensino do desenvolvimento sustentável, sendo esta uma das características associadas ao conceito de cidade inteligente.
...