CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA DESAFIO PROFISSIONAL
Por: oliveirapatty • 7/8/2017 • Projeto de pesquisa • 6.930 Palavras (28 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DESAFIO PROFISSIONAL
ACADÊMICOS:
ALEX MORAES DA SILVA RA: 8501552286
ADELSON GOMES DE SANTANA RA: 6187719224
EDUARDO CLAUDIO SILVA RA: 6163677730
PATRÍCIA DA SILVA OLIVEIRA RA: 8501495023
PAULO R. P. DO NASCIMENTO RA: 1299144554
ITAPECERICA DA SERRA
2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DESAFIO PROFISSIONAL
ACADÊMICOS:
ALEX MORAES DA SILVA RA: 8501552286
ADELSON GOMES DE SANTANA RA: 6187719224
EDUARDO CLAUDIO SILVA RA: 6163677730
PATRÍCIA DA SILVA OLIVEIRA RA: 8501495023
PAULO R. P. DO NASCIMENTO RA: 12991144554
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à
FACULDADE ANHANGUERA, como requisito
Parcial para obtenção do grau de: Logística
Empresarial; Planejamento, Programação e
Controle de Produção; Gestão de Custos
Logísticos; Gestão em Marketing e Intermodais
Da professora Carla Castro e Cibele S. Oliveira
ITAPECERICA DA SERRA
2017
SUMÁRIO
- Introdução.............................................................................................................04
- 1.0 Conceitos Sobre Logística e Cadeia de Suprimentos....................................05
- 1.1 No que Consiste o Lead Time.........................................................................09
- 2.0 Como realizar um plano de produção.............................................................11
- 2.1 Controlar o estoque........................................................................................14
- 3.0 Gerenciar os Custos Logísticos......................................................................15
- 4.0 Plano de Marketing.........................................................................................19
- 5.0 Modais.............................................................................................................22
- Bibliografia............................................................................................................26
INTRODUÇÃO
A empresa Max Baús fundada pelo patriarca da família Sr. Martins, produz carrocerias metálicas para o transporte de cargas.
O Sr. Martins está mostrando bastante interesse em se afastar e irá passar o comando da empresa para os seus três filhos, Lilian que acaba de concluir seu MBA em Marketing, Maria Luisa formada em Administração e Yuri formado em Economia.
É um consenso entre o gestor e os futuros administradores da Max Baús que a empresa precisa ser reestruturada não somente em seus procedimentos logísticos, mas precisam reorganizar também seu sistema produtivo.
Com isso os novos gestores da empresa Max Baús trará para a empresa novos
conhecimentos e conceitos.
1.0 Conceitos sobre Logística e Cadeia de Suprimentos e a importância de seu correto gerenciamento, no sentindo de colaborar com a empresa:
No início de 1991, a logística e a estratégia competitiva, demonstraram sua importância. Como preparação para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distâncias com tempo curto. Meio milhão de pessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12000 quilômetros por via aérea, mais de 2.3 milhões de toneladas de equipamentos transportados por mar em questão de meses, usando a recursão da logística.
Ao longo da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles. Enquanto os generais dos tempos remotos compreenderam o papel crítico da logística, estranhamente, apenas num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da vantagem competitiva. Em parte, deve-se esta falta de reconhecimento ao baixo nível de compreensão dos benefícios da logística integrada.
A distribuição física das mercadorias é um problema distinto da criação de demanda, com grandes falhas das operações de distribuição devido à falta de coordenação, entre a criação da demanda e o fornecimento físico, sendo, pois uma questão que deve ser enfrentada e respondida antes de começar o trabalho de distribuição.
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas), através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar a lucratividade, presente e futura através dos pedidos a baixo custo.
A logística é um processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para maximizar, da produção ao consumo, enfrentando custos a eficiência do fluxo e da gestão das matérias-primas, semi acabados, produtos acabados e informados: tudo deve ser conforme as exigências dos clientes (Council of Logistics Management).
É um processo com o qual se dirige de maneira estratégica a transferência e armazenagem de materiais, componentes e produtos acabados, começando dos fornecedores, passando através das empresas, até chegar aos consumidores. Em alguns casos, a logística é considerada como um sistema de distribuição física. (Christopher).
A logística nada mais é que o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem, peças e estoque finais, e uma forma de planejar o plano para melhorar o fluxo de produtos e informações de um interesse. Em seu conceito de gestão de cadeia de suprimentos torna-se mais amplo que a logística, baseada na estrutura, equilíbrio entre as outras entidades envolvidas. Seu foco está na cooperação, confiança e reconhecimento gerado, visando sempre entregar ao cliente valor superior ao menor custo para toda cadeia de suprimentos, focando sempre na gestão de relações a fim de aumentar sempre a lucratividade. Essa expressão é utilizada para argumentar o que poderia ser chamado de “cadeia de demanda”, refletindo a necessidade de ser impulsionada pelo mercado e não por fornecedores, o que mais adequado seria substituir a palavra cadeia por rede, já que existem fornecedores, e que já veem de fornecedores dos fornecedores, e clientes, e os clientes dos clientes, e todos eles estão interligados em uma mesma rede.
...