Cadeia De Abatecimentos
Artigos Científicos: Cadeia De Abatecimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayjv • 22/10/2014 • 2.358 Palavras (10 Páginas) • 292 Visualizações
Ruma a cadeia de abastecimento
Uma cadeia de abastecimento (supply chain em inglês) consiste em duas ou mais organizações legalmente separadas, ligadas por fluxos financeiros, de material e de informação. Estas organizações podem ser firmas que produzem partes, componentes e produtos finais, fornecedores de serviços logísticos ou até mesmo o consumidor final; O relacionamento e a cooperação entre os envolvidos é o segredo para obter uma cadeia de abastecimento bem sucedida
Cria visibilidade ao logo dos canais de informação assegura que a manufatura e o fornecimento de produtos sejam orientados pela demanda real, e não por previsões, e, conseqüentemente, permite que todos os membros da cadeia operem melhor.
Cadeia de Valor
A cadeia de valor representa todas as atividades que acontecem dentro da empresa com a finalidade de criar valor para os clientes
Podemos descrever Compras, Produção, Marketing e Distribuição como etapas básicas para o processo de criação de valor.
Este processo faz com que cada etapa da cadeia seja analisada, e uma vez analisada permite a reflexão sobre a pergunta “Estou criando valor para o cliente da maneira mais econômica possível?”
Cadeia de Valor Ampliada
Trata- se da integração das etapas do fornecedor e do comprador com as etapas internas da empresa para alcançar de maneira mais econômica, a satisfação das exigências do consumidor final.
Um conceito importante para essa atividade é a Integração de processos.
Integração de Processos
Normalmente os processos abrangem :
Desenvolvimento de novos produtos;
Atendimento de pedidos;
Administração de fornecedores e clientes.
Chegar a verdadeira integração da cadeia de abastecimento requer, em termos ideais, que esses processos também estejam integrados – de maneira retrógada, com os fornecedores, e à frente, com os clientes.
Integração da cadeia de abastecimento
A integração retrógada e à frente conduz a uma cadeia de abastecimento mais ágil.
E a uma integração sustentada pelo reconhecimento da necessidade de mútuo benefício possibilitado pelo livre fluxo de informação ao longo da cadeia
Redução da base de fornecedores
Junto a o crescimento da integração da cadeia de abastecimento, as organizações trataram rapidamente de reduzir o número de fornecedores com que negociavam.
Se baseia na economia e na busca da melhoria de qualidade contínua e da inovação, mas também na percepção de que há um limite para o qual os múltiplos relacionamentos com fornecedores ser eficientemente articulados.
Fabricantes de peças automotivas ‘enfrentam desafio’
Os fornecedores de componentes para motores de automóveis estão diante do novo desafio de investir em tecnologia da informação ou serem extintos.
O estudo realizado pelo instituto Euromonitor Reports adverte que ainda que os 30 mil fabricantes de médio porte de componentes para automóvel da Inglaterra reajam rapidamente, três quartos deles decretarão falência dentro de dez anos.
A redução de fornecedores colocou este setor em uma corrida pela sobrevivência,na qual criar ligações eletrônicas com os clientes é o primeiro passo.
Os fornecedores de componentes que adotam o intercâmbio eletrônico de dados – que permite transmitir e receber mensagens rapidamente - também precisarão investir em novos métodos de fabricação, incluindo produção em células, força de trabalho multiqualificada e sistemas de abastecimento e entrega Just-in-Time, para fazer uso dos fluxos de informação aperfeiçoados.
A Organização sem fronteiras
Organização sem fronteiras os fornecedores são considerados íntimos e tornam-se parceiros de confiança no processo de negócios como um todo. Os clientes são considerados o alicerce da empresa. Sua necessidade é vista de uma única maneira, e com isso os esforços dos funcionários da empresa são voltados para satisfazer o cliente.
Na organização as empresas se tonar uma só, os departamentos formam uma única equipe. E o atendimento ao consumidor é responsável de um único departamento e sim de todos.
Cadeia de Abastecimento
A evolução da mentalidade da cadeia de abastecimento é comprovada por varias iniciativas da empresa e a pratica de fornecimento em parceria, que se caracteriza pelo enfoque em:
* Prévio envolvimento dos fornecedores no processo de desenvolvimento de novos produtos.
* Programa Conjunto de melhoria continua de produtos e processo facilitados pela transparência dos custos em ambas as direções.
* Acordo sobre objetivos de desempenho e critérios de avaliação.
* Compromisso com o livro fluxo de informação facilidade pelo uso de intercambio eletrônico de dados.
OS segredos para o sucesso de uma relação de parceria são a transparência dos custos e o compartilhamento de informações sobre a oferta e a procura.
Transparência dos custos (A contabilidade a livros abertos)
A transparência dos custos ou “Contabilidade de livros abertos- CLA’’, consiste na transparência das informações de custos entre fornecedores e clientes, é o processo pelo qual os fornecedores compartilham informações sobre a estrutura de custos dos seus produtos com seus clientes. Com o objetivo de se reduzir custos e otimizar recursos.
A Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) com o auxílio da Contabilidade de Livros Abertos (CLA), focada na redução de custos na rede de negócios das empresas e o aumento da rentabilidade, por meio da cooperação, colaboração e compartilhamento de informações entre os membros da cadeia de suprimentos. Trata-se de uma ferramenta avançada de otimização de custos, com ênfase na colaboração de toda a cadeia de suprimentos.
.
CRIANDO
...