Cafe Seleto
Exames: Cafe Seleto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleudi16 • 18/11/2014 • 3.977 Palavras (16 Páginas) • 340 Visualizações
A Empresa Seleto e a Competitividade:
A criação e o desenvolvimento de uma empresa dependem de diferentes fatores, tais como o crescimento do mercado, desenvolvimento de um produto, e a existência ou não de concorrentes. A Empresa Seleto atua no ramo de alimentos, cafés de vários tipos. Foi criada nos anos 50 e chegou a ser uma das marcas de café mais conhecida e conceituada do país. Para Competir no mercado usa a estratégia de operação, que inclui qualidade, projeto de bens e serviços, projetos de processos e de capacidade, relação da localização, projeto de layout, recursos humanos, gestão da cadeia da cadeia de fornecedores, estoques programação e manutenção. Sendo as prioridades competitivas as seguintes:
Custo: Competir com base em custo significa oferecer um produto a um preço baixo relativamente aos preços dos produtos dos concorrentes. A necessidade desse tipo de competição provém da estratégia empresarial. Para desenvolver essa prioridade competitiva, a função operações deve focalizar na redução de custos do sistema, como os custos de mão-de-obra, materiais instalações e outros, para criar um sistema que diminua o custo unitário do produto ou serviço.
Qualidade: Qualidade é a dimensão de um produto ou serviço que é definida pelo cliente. Hoje, mais do que nunca, a qualidade possui importantes implicações para o mercado. No tocante às operações, a qualidade como prioridade competitiva apresenta duas dimensões: projeto dealto desempenho e consistência de produtos e serviços.
Tempo: As empresas de todos os segmentos de negócios estão competindo para entregar produtos de alta qualidade em tempo curto, o quanto antes. Quando o tempo é uma prioridade competitiva a tarefa da função operações é analisar de maneira crítica o sistema e combinar ou eliminar os processos para economizar tempo. O principal beneficio da rapidez de entrega de bens e serviços para os consumidores (externos) é que ela enriquece a oferta, pois quanto mais rápido estiverem disponíveis para os consumidores, mais provável é que este venha a comprar.
Confiabilidade: É atrelada a qualidade e tempo, significa os consumidores receberem seus bens e serviços prometidos. Os consumidores só podem julgar a confiabilidade uma operação após o produto ou serviços ter sido entregue. Ao decorrer do tempo confiabilidade pode ser mais importante do que qualquer outro critério.
Flexibilidade: É uma característica que permite que a empresa reaja às necessidades do cliente de modo rápido e eficiente.
1.3 A Empresa Seleto e a Produtividade
Existem métodos de produção que ajudam às empresas, no nosso caso a Empresa Seleto, á competir eficazmente. Vejamos:
“PRODUTIVIDADE é conseguir CADA VEZ MAIS com CADA VEZ MENOS”.
PRODUTIVIDADE = SAÍDA / ENTRADA
Podemos conceituar produtividade da seguinte forma:
a) Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs;
b) Produzir a mesma quantia de output usando menornível de inputs;
c) Produzir mais output usando menor nível de inputs.
Adiante serão demonstrados quatro enfoques que são considerados possíveis soluções de melhorias:
a) Modificar a sequencia das operações;
b) Simplificar as operações essenciais;
c) Eliminar trabalho desnecessário;
d) Combinar operação e tarefa.
Observemos abaixo o ciclo da produtividade:
Fonte: Administração da Produção. Professor Ualison Rébula de Oliveira.
As ferramentas e metodologias para mapeamento de processos – SIPOC
A sigla SIPOC se remete à relação Fornecedor (Supply), Entradas (Inputs), Processos (Process), Saídas (output) e Clientes (Customers). O diagrama SIPOC é utilizado como uma ferramenta para identificar os elementos relevantes de um projeto de melhoria de processo antes do início dos trabalhos. O elemento fornecedor (S) representa os indivíduos, departamentos ou organizações que provem materiais, informações ou recursos que serão trabalhados no processo. As entradas (I), por outro lado, representam as informações ou materiais fornecidos. Estas são transformadas, consumidas ou usadas de outra maneira pelo processo. Tem-se como exemplo a matéria prima e as informações para que os produtos sejam produzidos, as ordem de carregamento e transporte entre outros.
O processo (P) envolve os passos ou atividades que transformam as entradas em produto ouserviço final (as saídas).
As saídas (O) se referem aos produtos ou serviços finais que são resultados dos processos.
Os consumidores (C) são indivíduos, departamentos ou organizações que recebem as saídas dos processos.
Vejamos um exemplo desta aplicação:
Nota-se que o “proprietário do carro” faz o papel de fornecedor e cliente do processo. Sua posição de cliente é logica, pois este representa o destinatário do serviço, com expectativas a serem atendidas, devendo ser o foco do processo. Porém, a definição de inputs para a ferramenta SIPOC é a seguinte: “itens (recursos físicos e informações) que são requeridos para completar com sucesso o primeiro passo do processo”. Desta forma, o processo de reparo do carro danificado só pode ser iniciado através das informações prestadas pelo proprietário do carro. Estas entradas permitirão o start do processo.
Conclui-se com este estudo que a Empresa Seleto para reposicionar a marca ao mercado utilizou-se de toda estratégia, buscando se destacar e se adequar à atualidade, mudando portanto, a letra de sua tão conhecida música. Utilizou da publicidade, realizando suas propagandas em rádio e TV, com a missão de remeter o consumidor a marca Seleto, o que foi de grande valia para recolocar a marca de volta às vendas. Usou também como estratégia o canal de distribuição operando a partir da base de São Paulo/SP e a indústria de torrefação em Minas Gerais. O jingle do café Seleto é um dos maioresclássicos da história da publicidade
...