Campus Universitário de Marabá Curso de Tecnologia de Alimentos
Por: Maria Beatriz • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Campus Universitário de Marabá
Curso de Tecnologia de Alimentos
[pic 3]
Boas práticas de higienização na ordenha e armazenamento do leite no município De Marabá-PA.
Maria Beatriz Martins Conde
Rose Elany Silva Pantoja
Victoria Kivia Pereira de Araújo
Orientador
Airton Dos Reis Pereira
Marabá
2019
SUMÁRIO | |
1. PROBLEMA DE PESQUISA................................................................... | |
2. JUSTIFICATIVA..................................................................................... | |
3. OBJETIVOS............................................................................................ 3.1. Objetivo Geral..................................................................................... 3.2. Objetivos Especificos......................................................................... 4. HIPÓTESES............................................................................................ 5. REFERÊNCIA TEÓRICA........................................................................ 6. METODOLOGIA...................................................................................... | |
7. BIBLIOGRAFIA....................................................................................... 8. CRONOGRAMA...................................................................................... |
- PROBLEMÁTICA:
As boas práticas de manipulação do leite nas indústrias não bastam se o produto já estiver com algum tipo de contaminação, pois a qualidade do leite é afetada por diversos fatores, que acontecem desde a retirada do liquido das glândulas mamarias das vacas, até o seu destino final, ou seja, a indústria. Ás más práticas de higienização no processo da ordenha e armazenamento inadequado na retirada do leite podem proceder um produto de má qualidade, afetando a saúde de quem o consome.
2- JUSTIFICATIVA:
Os consumidores estão cada vez mais exigentes com os produtos de mercado, o leite, por ser um alimento perecível, deve se adequar as condições higiênico-sanitárias, um grande problema que afeta indústrias e consequentemente mercados, é a presença de vários microrganismos que podem contaminar o leite, sabendo que alguns microrganismos possuem uma atividade benéfica, entretanto a atividade microbiana quando não controlada pode ser prejudicial. Existem dois tipos de ordenhas usados por produtores rurais para a retirada do leite, são: Ordenha Mecânica e Ordenha Manual, o que deve-se fazer antes de começar a evacuação do leite e de suma importância é a lavagem do úbere e higienização das tetas.
Uma doença comum que é causada por condições higiênicas e condições ambientais é a mastite.
De acordo com ALVES, Octaviano (2010, p.1)
As mastites podem ser causadas por dois grupos microorganismos: agentes infecciosos e agentes ambientais. O primeiro grupo é composto por bactérias que, em geral, colonizam a pele do teto e, a partir, do orifício do teto (esfíncter) invadem a glândula mamária e alojam-se nas porções secretoras (...) Os principais causadores das mastites contagiosas (infecciosas) são o Staphylococcus aureus, o Streptococcus agalactiae e o Mycoplasma bovis. Já as mastites ambientais são causadas por microorganismos presentes no esterco, barro e água, os quais ao ingressar no interior do úbere encontram condições de multiplicação, provocando casos severos de mastites. Dentre os agentes causadores encontramos os coliformes fecais, especialmente a Escherichia coli (...)
Deve ser feita de modo a não machucar as tetas das vacas
Conscientizar o retireiro adotar as práticas adequadas para a ordenhação, para obter um leite com características de boas qualidades para que ele seja fonte de benefícios para as pessoas.
3- OBJETIVOS
3.1- OBJETIVO GERAL: Analisar como os ordenhadores realizam a retirada e armazenamento do leite na fazenda, verificando se estão de acordo com o manual das boas praticas de ordenha.
3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar quais os procedimentos adequados que melhoram na qualidade do leite.
- Analisar os procedimentos inadequados na ordenhação.
- Comparar os tipos de ordenhação que mais pode afetar a qualidade do leite.
- Sugestionar meios de controlar proliferação de microrganismos, devido às más práticas de higienização e armazenamento.
- Relatar os prejuízos à saúde humana do consumidor.
4- HIPÓTESES:
- Quais as causas das más condições de higiene e armazenamento?
- Como isso pode afetar na qualidade do leite?
- Além da mal ordenhação e armazenamento quais outros fatores pode interferir no processo para uma boa qualidade?
- Como a higiene pessoal do ordenhado pode afetar o leite?
5- REFERENCIAL TEÓRICO:
- Pode ser usada a Nova Instrução Normativa n. 7 9 (http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/AIA/AIA-46-2016.pdf)
- Projeto Qualidade do Leite (http://www.adece.ce.gov.br/phocadownload/Camaras_Setoriais/CS_Leite/Downloads/projeto_qualidade_leite_ce.pdf)
- Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (https://www.apcbrh.com.br/files/IN62.pdf)
6- METODOLOGIA:
Para a elaboração desse projeto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, em seguida, leituras das análises documentais (artigos e sites), para auxiliar no desenvolvimento do tema do planejamento de boas práticas de manejo do leite.
E para analisar as práticas de ordenhação e armazenamento usaremos a técnica da observação e entrevista.
Segundo Haguette (1997, p.86) conforme citado por Boni e Quaresma (2005. p. 72) “Processo de interação social entre duas pessoas na qual uma delas, o entrevistador, tem por objetivo a obtenção de informações por parte do outro, o entrevistado” Usaremos essa técnica da entrevista, para ter a agnição de como os ordenhadores executam as boas maneiras para condições de higiene e armazenamento do leite, defrontar se eles são treinados para tal função no qual estão exercendo.
...