Capital Humano
Artigo: Capital Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 680298ADRIANA • 19/11/2014 • 881 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
Muitos se perguntam o que preciso fazer para crescer na empresa, é gostar do que faz saber que tudo tem um preço, nada cai do céu, estude, pois hoje você pode ser um mero capital humano mas você amanhã pode ser um grande executivo da empresa!! Um passo de cada vez, não pise nas pessoas, pois se você crescer na empresa vai precisar de todos para fazer crescer, uma mão lava a outra.
Segundo Carvalho (2006): Uma organização, seja ela qual for, carece de motivação e de objetivo, e seus dirigentes têm motivações que dizem respeito à evolução da empresa, que podem ser de natureza individual ou coletiva. Elas podem ser extremamente variadas, escapando até a formulação consciente ou ainda à racionalidade aparente. É lugar-comum dizer que a principal finalidade fixada pela direção de uma empresa que atua em um mercado competitivo é sempre a obtenção do lucro o mais elevado possível. No entanto, os fatos, mesmo em países de mercado extremamente competitivo, como nos EUA e na Europa, têm desmentido essa tese. O lucro é, sem dúvida, uma meta importante a ser alcançada; a remuneração do capital investido numa organização é legítima. Porém, o lucro raramente é um objetivo exclusivo e, por vezes, não chega nem a ser preponderante. Contudo, a tendência natural de todo agrupamento social, econômico, político e humano é desenvolver seu chamado instinto de sobrevivência, isto é, garantir sua continuidade, sua própria sobrevivência, resistindo a todas as crises, atravessando-as e escapando delas. Essa premissa é particularmente válida para qualquer empresa produtora e distribuidora de bens e serviços. Dessa forma, podemos dizer que a sobrevivência é sempre o primeiro objetivo para qualquer grupo humano ou social estruturado, e condiciona todos os demais. No mundo dos negócios, o exemplo mais presente sob o enfoque da sobrevivência está no slogan repetido à exaustão CRESCER PARA SOBREVIVER, que justifica as grandes fusões. Obviamente, isso implica um mínimo de rentabilidade, pois do contrário o grupo tende a desaparecer, seja qual for a sua natureza.
Sempre almejamos o sucesso, mas esquecemos de que temos que estudar para chegar onde queremos, mas não deixe de acreditar, às vezes demora, mas um passo de cada vez. Sonhe lute e acredite que você é capaz. As empresas cada vez mais estão valorizando o profissional, almejando e criando talentos novos. A Baumgarten Gráfica Ltda. tem treinamentos internos para reter talentos, valorizando assim seu colaborador, na entrevista na Gráfica com a Patrícia da Silva do RH que segue no anexo, ela deixa bem claro que se não valorizar o talento ele vai embora, e a empresa deixa de crescer e de ter um profissional em crescimento.
Segundo Nascimento, (2006) no planejamento de carreira ocorre uma análise e avaliação que são a base para se ter um plano de carreira elaborado, desenvolvido e eficaz. O planejamento e o plano de carreira são coisas distintas, o planejamento estuda trajetórias e novos métodos dos colaboradores, já o plano de carreira é o que define essa trajetória existente na empresa.
Toda empresa necessita de um plano de carreira, precisa ter regras, cargos definidos, salários conforme a função de cada colaborador, cada setor precisa de uma organização de acordo com sua necessidade para
...