Caso Concreto 1 Direito Civil 1
Artigos Científicos: Caso Concreto 1 Direito Civil 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ManuMarques1 • 22/11/2014 • 614 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Faculdade Estacio de Sá
Aluna: Manuella Marques
Direito Civil 1
Caso Concreto 1
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
Afirma José Carlos Moreira Alves que “os códigos não surgem muito bons, mas, pouco a pouco, com o trabalho da doutrina e da jurisprudência, vão-se lendo o que neles não está escrito, deixando-se de ler, muitas vezes, o que nele está e, no final de certo tempo, por força de sua utilização, da colmatação dessas lacunas, da eliminação de certos princípios da sua literalidade, o código vai melhorando e, no final de certo tempo, já se considera que é um bom código”. Diante dessa assertiva pergunta-se:
1) O Código Civil vigente realmente nasceu velho como afirmaram alguns civilistas? Explique sua resposta.
Como o código é um Diploma Jurídico, alguns temas não foram adicionados por merecer um tratamento especial. Com isso percebe-se que, não é que o Código nasceu velho, mas foram deixadas algumas situações de fora. Ex: homossexualidade, células tronco.
2) Qual a diferença entre cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados? Cite um exemplo de cada.
Cláusulas Gerais são janelas abertas deixadas pelo legislador para que a doutrina e a jurisprudência definam o seu alcance, formulando o legislador a própria regra concreta do caso. Ex: Comportamento condizente com a probidade e boa fé (CC, art 422)
Conceitos jurídicos Indeterminados expressões imprecisas que constituem regras que se encontram na consciência dos povos, e são aceitas, mas não escritas. Ex: bons contumes (CC, art 122 e 1.336, IV)
3) Dê três exemplos que representem a constitucionalização do Direito Civil brasileiro.
São exemplos que representam a constitucionalização do Direito Civil Brasileiro o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, Guarda dos Filhos em caso de separação, onde os filhos podem ficar com o pai ou com a mãe, União estável reconhecida.
Questão objetiva 1
Sobre a evolução da codificação civil brasileira, pode-se afirmar que:
a. O Código Civil brasileiro foi influenciado pelo movimento de patrimonialização dos direitos.
b. A (re)personalização do Direito Privado permite que se considere que a pessoa serve ao Estado e não o Estado à pessoa.
c. O mínimo existencial em nada influencia o Direito Civil, uma vez que considerado categoria exclusivamente constitucional.
d. Tratando-se de um código que representa o Estado Social, a intervenção deste nas relações privadas será mínima.
e. A constitucionalização do Direito Privado permitiu a elevação à categoria de direitos constitucionais de institutos que antes eram considerados exclusivamente de Direito Civil.
Resp. Letra E
Questão objetiva 2
(DPE-TO
...