Caso Fornecedor moda rápida
Por: Sophie Caron • 24/1/2022 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
1.Compare as abordagens adotadas por H&M, Benetton e Zara no gerenciamento de suas redes de
suprimento.
H&M
A H&M não possui fábricas próprias, mas trabalha com cerca de 750 fornecedores. Em torno de metade de sua produção ocorre na Europa, e o restante, principalmente, na Ásia. Possui 21 escritórios de produção ao redor do mundo, responsáveis por coordenar os fornecedores que irão produzir mais de meio bilhão de itens por ano para a H&M. O relacionamento entre os escritórios de produção e os fornecedores é vital porque permite que os tecidos sejam comprados com maior antecedência. O tingimento e o corte das roupas podem ser decididos em um estágio posterior da produção. Quanto mais tarde um pedido for feito aos fornecedores, menor será o risco de se comprar mal. Os prazos de entrega médios de suprimento variam de três semanas a seis meses, dependendo da natureza dos produtos. Entretanto, “a coisa mais importante”, dizem, “é encontrar o timing ideal para se fazer o pedido de cada item. Prazos de entrega curtos nem sempre são os melhores. Com alguns produtos básicos da moda de alto volume, é vantagem fazer pedidos com antecedência. Roupas de tendência mais forte exigem prazos de entrega consideravelmente mais curtos”.
Benetton
Em determinado momento, a Benetton concentrou a produção em suas fábricas italianas. Depois, aumentou significativamente a produção fora da Itália para beneficiar-se dos custos mais baixos de mão de obra. As operações não italianas incluem fábricas no norte da África, Europa Oriental e Ásia. Todavia, cada local opera de uma forma muito semelhante. Uma operação central, de propriedade da Benetton, desempenha algumas operações de fabricação (especialmente as que exigem tecnologia cara) e coordena as atividades de produção que exigem maior intensidade de mão de obra, desenvolvidas por uma rede de contratados menores (geralmente de propriedade de ex-funcionários da Benetton). Por sua vez, esses contratados podem subcontratar algumas dessas atividades. As instalações centrais da empresa na Itália alocam a produção para cada uma dessas redes não italianas, decidindo o que e quanto produzir. Por exemplo, há alguma especialização, como a fabricação de jaquetas na Europa Oriental, enquanto as camisetas são fabricadas na Espanha. A Benetton também possui uma participação de controle sobre seu principal fornecedor de matéria-prima para garantir o fornecimento rápido às suas fábricas. A empresa também é conhecida pela prática de tingir as roupas após costuradas em vez de usar fios ou tecidos tingidos. Isso adia decisões sobre cores até um estágio mais avançado do processo de suprimento, de modo que aumenta a chance de se produzir o que é necessário ao mercado.
Zara
Dizem que os prazos de entrega da Zara são os mais rápidos do setor, podendo um produto sair da passarela para a prateleira da loja em um prazo tão curto quanto 15 dias. De acordo com um analista do setor, isso ocorre porque “a empresa possui a maior parte da capacidade usada para fabricar seus produtos, que é utilizada como meio de motivar e estimular
...