Ciranda da Criança
Por: 97838900506 • 3/7/2018 • Projeto de pesquisa • 492 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
PROJETO
“BEBÊ ACONCHEGO”
- APRESENTAÇÃO GERAL
O Instituto ASBEMIG de Desenvolvimento Social, visando amenizar as dificuldades encontradas na gestação e acolher as mamães de extrema pobreza cadastradas nesta instituição cria o Projeto Bebê Aconchego para Gestantes em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social.
Este projeto foi elaborado para ofertar enxovais as gestantes acompanhadas e cadastradas no Instituto ASBEMIG. Incentivando a participarem e serem acompanhadas, com oficinas, palestras preventivas, educativas e motivacionais relacionadas às etapas gestacionais, através da equipe de voluntários em diversas áreas.
2.0 OBJETIVO GERAL
Ofertar enxovais para gestantes que vivem em área de risco e vulnerabilidade social e que são cadastradas e acompanhadas na instituição.
Oferecer às gestantes carentes, assistência médica preventiva e acompanhamento social, através de orientações educativas transmitidas às mamães. Estimulando o aleitamento materno, incentivo a realização do pré-natal, reforçando o vínculo e os cuidados com o bebê, Com o objetivo de melhoria de condições de vida.
2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Curto Prazo
- Criar ambiente favorável e acolhedor onde as relações e informações favorecem a troca de experiências, esclarecimentos, informações adicionais e reflexões sobre temas e fatos ligados à gravidez;
- Proporcionar à nutriz o conhecimento e ou aperfeiçoamento de técnicas de higiene, saúde e alimentação.
- Estimular e orientar quanto às vantagens do aleitamento materno;
- Promover atividades teórico-práticas referentes à sua condição nutricional a partir da realidade socioeconômica;
- Médio Prazo
- Buscar parcerias a fim de promover palestras com profissionais de diversas áreas (Nutricionista, Pediatra, Assistente social e Psicóloga) respeitando as necessidades do grupo;
- Desenvolver ações de caráter preventivo por meio de projetos sócio educativos, garantindo às famílias o fortalecimento dos laços efetivos.
- Longo Prazo
- Garantir à nutriz as condições favoráveis ao seu pleno desenvolvimento físico, mental e emocional, dentro do ambiente familiar e na convivência social, com a valorização da família e aumento do vínculo mãe/ pai/ filho.
3. PÚBLICO ALVO
- Gestantes em situação de vulnerabilidade social, que realizaram o acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e participam do grupo de gestante do Instituto ASBEMIG.
4. METODOLOGIA
Serão atendidas diariamente gestantes que vivem em situação de vulnerabilidade social e realizam o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS deste município e frequentam a ASBEMIG, participando das palestras, que informam sobre amamentação, cuidados com o bebê e fornecendo enxovais às mesmas, além de encaminhamentos para o acompanhamento dos profissionais de saúde nos diversos PSF’s.
5. RECURSOS FINANCEIROS
Este projeto contará com o apoio das Voluntárias Sociais e doações do comercio local.
...