TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica

Artigos Científicos: Ciência Politica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

FaPP - Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves

Curso de Graduação em Administração Pública

Disciplina: Ciência Política

Semestre: 2º

Professora: Camila Diniz

OBJETIVO:

Esta atividade tem como objetivo sistematizar os conteúdos trabalhados nas

Unidades I e II. Utilize a apostila para realizá-la e também nos materiais complementares disponibilizados.

INSTRUÇÕES:

Analise as questões abaixo e responda:

1. Na Ciência política o poder é um fator essencial para o entendimento das relações entre o Estado e a Sociedade. Descreva e explique os quatro elementos que supõe o poder.

Sujeito: Pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização que exerce o poder.

Objeto: Pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização sobre o qual o poder é executado.

Meio: Pode ser um bem ou um recurso que o sujeito utiliza para exercer poder sobre o objeto.

Fim: É o objetivo ou a finalidade com que o poder é executado pelo sujeito sobre o objeto.

2. Identifique as diferenças entre poder político, poder econômico e poder

Ideológico.

PODER ECONOMICO:

É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário. Quem possui abundância de bens é capaz de determinar o comportamento de quem não os tem pela promessa e concessão de vantagens.

PODER IDEOLÓGICO:

O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais: deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer os sacerdotes das sociedades arcaicas, quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas. É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam, que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo. O poder dos intelectuais e cientistas emerge na modernidade quando as ciências ganham um estatuto preponderante na vida política da sociedade, influenciando enormemente o comportamento das pessoas. A ciência se propõe a responder pelos mistérios da vida, o que na idade Média era “ mistério de fé”.

PODER POLÍTICO:

O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder. Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político. A característica mais notável é que, o poder político, detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência. No poder político há três características. Sendo uma delas a Exclusividade que trata da tendência de não se permitir a organização de uma força concorrente. Como por exemplo, grupos armados independentes. Encontra-se também a Universalidade, tratando-se da capacidade de se tomar decisões para toda a coletividade. E por último a Inclusividade que é a possibilidade de intervir, de modo imperativo, em todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com